O Memorial de Projeto - Veículo Anfíbio de Corrida
Por: Lucas Tecchio • 28/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.586 Palavras (15 Páginas) • 389 Visualizações
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE
SÃO PAULO
PRO 3103 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE MÁQUINAS
[pic 1]
Memorial de Projeto – Veículo Anfíbio de Corrida
Daniel Santos Marques Valio - 8990195
Lucas Oliveira Tecchio - 8990386
Turma 06
Professor Ricardo Cury Ibrahim
São Paulo, 06 de dezembro de 2016
Sumário
1. Introdução 2
2. Requisitos e Restrições do Projeto 2
3. Parâmetros Utilizados para Síntese de Soluções 4
4. Esboços das Soluções 5
5. Matriz de Decisão 7
6. Descrição da Solução Escolhida 11
6.1 Ideia Inicial e Alterações Realizadas 11
6.2 Seleção dos Materiais 11
6.3 Processo de Fabricação 12
6.4 Sequência de Montagem do Dispositivo 13
6.5 Design 14
6.6 Desempenho na competição 15
7. Estimativa do Custo do Dispositivo 15
8. Manual do Usuário 15
9. Desenho de Conjunto do Dispositivo 16
10. Desenhos de Fabricação 18
Referências Bibliográficas 21
1. Introdução
Este documento tem como propósito descrever o planejamento e a execução da fabricação do projeto de “veículo anfíbio de corrida” pela dupla que desenvolve tal memorial.
O documento apresenta todos os passos da criação do carro, como a fabricação fora realizada (com quais métodos, ferramentas e objetivos), um manual para os possíveis usuários do carro e desenhos de conjunto e fabricação do projeto.
O objetivo do projeto é desenvolver habilidades de fabricação e de conceitos ligados a projeto de máquinas, ao passo que o carro deve percorrer a maior distância possível em um intervalo de 90 segundos.
2. Requisitos e Restrições do Projeto
De acordo com o enunciado, o dispositivo em questão (o veículo anfíbio) deve ser capaz de percorrer distâncias em uma pista seca e na água, de forma rápida e eficiente. Além disso, supôs-se que o veículo seria desenvolvido e comercializado para um público alvo de idades entre 6 a 12 anos.
O projeto deveria seguir a metodologia de projetos discutida em sala de aula, e deveria participar de uma competição, em que seria avaliada a eficiência do carro, em comparação com outros veículos desenvolvidos por outras duplas.
O dispositivo deveria ser construído utilizando uma oficina com máquinas similares às do Laboratório de Máquinas Operatrizes do PMR, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Além disso, o carro deveria conter apenas materiais e suas quantidades como indicado na tabela a seguir (permitindo também o uso de porcas, parafusos, arruelas, rebites de expansão e repuxo se utilizados para fixação e/ou eixo de peças, limitados à dimensão máxima M4x30 e ∅3,2 x 12 para os rebites):
[pic 2] Tabela 01: Lista de materiais e suas quantidades.
[pic 3] Figura 01: Pista da competição; a região na esquerda é composta de água.
O dispositivo deve ter largura máxima de 250 mm, altura máxima de 250 mm, comprimento total máximo de 250mm e peso máximo de 2 kgf. Deve possuir marcação correspondente à linha d’água (para indicar a posição de flutuabilidade do veículo), e nome e número pintados no corpo. Se utilizadas tintas e adesivos, estem devem ter massa desprezível.
Por fim, o carro deve ser movido após o corte de um fio de nylon; quando este é cortado, o carro deve se mover sozinho, se nenhum controle manual dos integrantes da dupla.
3. Parâmetros Utilizados para Síntese de Soluções
Para determinarmos quais soluções seriam as mais adequadas ao nosso projeto, usamos um sistema de matriz de decisão com pesos com valores relacionados a notas referentes a vários critérios que consideramos relevantes para o projeto.
Os critérios que usamos, em ordem decrescente de peso, foram:
- Atratividade peso 5
- Durabilidade
- Eficácia
- Design peso 4
- Eficiência
- Facilidade de fabricação
- Margem de lucro
- Dimensões peso 3
- Segurança
- Facilidade de operação peso 2
- Gasto com material
- Peso
- Sustentabilidade peso 1
Acreditamos que o conjunto de pesos dados para cada critério foram apropriados para o tipo de ênfase do projeto, onde atratividade, durabilidade e eficácia são os mais importantes (por ser um veículo para crianças e anfíbio), com critérios como dimensões e segurança tendo prioridade menor, já que a ideia é um carrinho barato, fácil de produzir e atraente para a faixa etária alvo.
4. Esboços das Soluções
A seguir, estão os esboços das três soluções consideradas após diversos brainstormings pela dupla:
[pic 4] Figura 02: Esboço da ideia 1
[pic 5] Figura 03: Esboço da ideia 2
[pic 6]
Figura 04: Esboço da ideia 3
5. Matriz de Decisão
Utilizando os conceitos vistos em sala de aula, foi elaborada uma matriz de decisão para auxiliar na escolha do projeto a ser realizado pela dupla, dentro do escopo da disciplina PMR3103 – Introdução ao Projeto de Máquinas. O projeto consiste no desenvolvimento de um veículo anfíbio, que percorre uma pista composta por uma seção sólida e uma seção composta de água. Três ideias foram planejadas, entregues juntamente com este documento, e serão referidas aqui como Ideia 01, Ideia 02 e Ideia 03 (de acordo com a numeração indicada no cabeçalho de cada uma delas).
...