O Mercado Livre de Energia
Por: Henriquecmb • 29/12/2020 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Mercado Livre de Energia
O que é?
O Mercado Livre é um ambiente competitivo de negociação em que é possível que consumidores “livres” consigam adiquirir e comprar a sua energia de forma alternativa ao suprimento da concessionária estabelecida do local. O próprio consumidor negocia o preço da sua energia com as Geradoras e Comercializadoras. Dessa forma, o cliente “livre’ pode escolher qual será o seu fornecedor de energia e negociar pontos de contrato.
Mercado Livre (ACL) X Mercado Cativo (ACR)
No Brasil, o mercado de energia está dividido entre dois tipos de consumidores: cativos e livres. Os consumidores cativos estão no Ambiente de Contratação Regulada, e compram a energia das concessionárias padrões do local. Como conhecido, é gerada uma fatura referente ao consumo mensal de energia, abrangendo os serviços de distribuição e geração da energia, e as tarifas referentes.
Diferentemente do que acontece no mercado regulado, em que a energia é comprada pela distribuidora via leilão e quem decide o preço é a ANEEL, no Ambiente de Contratação Livre, os consumidores “livres” compram energia de forma direta com as Geradores e Comercializadoras. Nesse sistema são feito dois contratos: Distribuidora, pelo uso do fio; Geradora ou Comercializadora, pela compra da energia. Para o pagamento da tarifa é gerada uma fatura mensal padrão pela a concessionária local, e para o consumo de energia varia de acordo com o negociado entre as partes.
Vantagens do Mercado Livre
O Mercado Livre de Energia se consolida como uma forma potencial de economia, sendo um meio seguro e confiável de adquirir energia elétrica por um valor negociável. Dentro de uma cadeia produtiva, todos os insumos devem ser objeto de negociação, e a energia elétrica não deve ser diferente.
O Mercado Livre respeita o perfil de consumo do cliente e oferece as seguintes vantagens:
- Economia nos custos de aquisição;
- Livre escolha do fornecedor;
- Livre Negociação de preço – Cerca de 10% a 20% de economia;
- Livre negociação de prazo;
- Mesmo contrato para diversas unidades consumidoras;
- Previsão de custos - O preço é definido até o final da contratação;
- Flexibilidade;
- Consideração de sazonalidade.
Quem pode participar?
Qualquer Industria ou Comercio que esteja ligado em média ou alta tensão nas seguintes condições podem comprar energia no Mercado Livre:
- Consumidor Livre – Pode comprar energia de fontes convencionais ou incentivadas
- Demanda contratada de pelo menos 3.000 KW;
- Tensão Mínima de 69KV, para ligações feitas té 08/07/1995;
- Tensão Mínima de pelo meos 2.3 KV, para ligações feitas após 08/07/1995.
- Consumidor Especial – Pode comprar apenas de fonte incentivada
- Demanda contratada de pelo menos 500KW;
- Tensão mínima de 2.3 KV.
Fontes de Energia
No Mercardo Livre, a energia pode ser oriunda de suas fontes: convencional ou incentivada.
- A energia convencional é proveniente de usinas térmicas a gás ou grandes hidroelétricas. Não são oferecidos descontos;
- A energia incentivada é uma tentativa do Governo para estimular o crescimento do uso de geradores de fontes renováveis, como: PCH (Pequenas Centrais Hidroelétricas), Biomassa, Eólica e Solar. Como o próprio nome já diz, são realizados incentivos/estímulos para os consumidores por meio de descontos (de 50%, 80% ou 100%) na tarifa de uso do sistema de distribuição.
CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
É uma Intituição pública de direito privado e sem fins lucrativos. Suas atribuições são:
- Controlar os contratos por meio do registro, monitoramento e liquidação;
- Medir toda a energia gerada e consumida no Sistema Interligado Nacional.
Cenário Atual
...