Mercado livre
Por: Nuno Rebelo • 26/5/2016 • Artigo • 398 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
Introdução à economia – 61022
Nuno Miguel Alves Rebelo
Aluno – 1401874
Turma – 08
1. O problema económico relaciona uma situação contraditória, de um lado, a multiplicidade das necessidades de uma empresa, que são ilimitadas e do outro, a escassez dos recursos capazes de as satisfazer. É aqui que reside o problema fundamental da economia.
A racionalidade económica consiste na gestão eficaz dos recursos de modo a obter-se o máximo benefício. O custo de oportunidade é o custo da alternativa que tem de ser sacrificada para se obter um bem ou benefício.
Exemplo: Duas hipóteses de produção e a empresa escolher só uma devido ao facto de não existir recursos financeiros para efectuar as duas linhas de produção, o custo de oportunidade será linha de produção que será abdicada em prol da que vai ser implementada.
2. a) Com a escassez de recursos cada vez maior por parte das famílias, as escolhas das famílias são muito mais racionais. A empresa pode ir por dois caminhos para fazer face à concorrência, ou pela diferenciação do produto ou pelo preço. Quando conseguem diferenciar-se no mercado pode ter como estratégia de fixação de preço a desnatação de mercado. Para isto acontecer é necessário que o produto esteja em mercado livre, ou seja a fixação do preço é feita pelas empresas. Assim a empresa sente necessidade de baixar preços para aumentar o número de pessoas a procurar esse tipo de produto. Segundo curva da procura, sempre que o preço baixa a procura aumenta. A empresa como consequência terá que aumentar a sua produção porque com este preço vai existir carência de produto no mercado.
2.b) No mercado livre não há limitações em relação à fixação de preço. Apesar de não existir uma coordenação por parte de uma entidade o próprio mercado consegue chegar ao ponto equilíbrio entre a procura e a oferta.
A interacção entre os vários intervenientes no mercado resulta numa determinada ordem que resulta o ponto de equilíbrio, ou seja as quantidades oferecidas são iguais as quantidades procuradas e o preço é determinado pelo próprio mercado, a isto Adam Smith “pai da economia” chamava “mão invisível”.
Quando estamos perante um monopólio o funcionamento do mercado terá desequilíbrios. O ponto de equilíbrio já não será encontrado no mercado. A economia de mercado socialista como regula o mercado também afeta o mercado livre como também a economia de mercado centralizada ou mista pode provocar estes mesmo desequilíbrios de mercado.
.
...