O Metropol Parasol é Uma Construção de Madeira na Praça La Encarnación
Por: pamoraesdearaujo • 14/12/2015 • Artigo • 732 Palavras (3 Páginas) • 479 Visualizações
CENTRO UNIVERSIATÁRIO AUGUSTO MOTA
ENGENHARIA CIVIL
RODRIGO PEREIRA
GCIV1010
METROPOL PARASOL
Abeto Laminado (Picea Abies)
ELABORADO POR:
AGOSTO/2014
- INTRODUÇÃO
O Metropol Parasol é uma construção de madeira na Praça La Encarnación, na zona antiga de Sevilha, Espanha. Desenhado pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann e denominado por ele de Metropol Parasol – guarda-sol metropolitano é popularmente conhecido como os Cogumelos e é a maior estrutura de madeira do Mundo.
A nova Praça La Encarnación é considerada um marco, não só pela sua linguagem arquitetônica, mas também porque tira Sevilha da lista das cidades grandes espanholas sem um ícone arquitetônico contemporâneo no chamado casco histórico.
[pic 1]
Figura 1 – Maquete do projeto
[pic 2]
Figura 2 – Maquete do projeto
- DESCRIÇÃO
O arquiteto Jürgen Mayer, vencedor do concurso internacional realizado em 2004, criou uma gigantesca estrutura de madeira com treliças ortogonais de 1,5 x 1,5m, com 150 m de comprimento, 75m de largura e 28m de altura.
Inspirada nas cúpulas da catedral e na arborização da vizinha Plaza del Cristo de Burgos esta megaestrutura é ancorada por 6 (seis) troncos, com base de concreto aparente, onde se encontram os elevadores e escadas que dão acesso aos outros níveis.
Os seis cogumelos estão distribuídos em cinco níveis diferentes: no nível do solo se encontram lojas, lanchonetes e o novo Mercado Municipal, finalmente reinstalado. Sobre eles, a praça em si (Plaza Mayor), uma imensa laje com recantos, bares e restaurantes. Dentro do cogumelo central, a 22 metros de altura, se encontra um restaurante. O piso superior sobre os cogumelos abriga um mirante. No subsolo foi instalado um novo museu arqueológico (Museo Antiquarium de Sevilla), uma vez que com as escavações para a construção do estacionamento subterrâneo veio à tona a antiga urbe romana Hispalis, com ruínas de edificações e vielas e belos mosaicos que estavam sob as ruínas do convento. Clarabóias espalhadas pelo piso não só permitem passagem da luz, como também indicam a existência do museu no subsolo, além de estabelecerem a conexão entre o burburinho do mercado movimentado e a imobilidade das escavações arqueológicas.
[pic 3]
Figura 3 – Metropol Parasol
[pic 4]
Figura 4 – Metropol Parasol
[pic 5]
Figura 5 – Metropol Parasol – vista superior
[pic 6]
Figura 6 – Metropol Parasol
- MATERIAL CONSTRUTIVO
Nas seis colunas e no corpo dos cogumelos, foram utilizados cerca de 3.000 metros cúbicos madeira de abeto laminado (Picea abies), fixados com suportes de aço e unidos com um adesivo de alto desempenho, o que torna esta estrutura a maior estrutura de madeira do mundo, e a única mantida por adesivo.
Como medida de proteção contra as intempéries, todos os elementos foram revestidos com uma camada de poliuretano de cor creme, o que confere a esta gigante treliça um aspecto de continuidade e uniformidade, como se fosse feita de um único material.
...