O Modelo de Liderança
Por: Carla Moraes • 2/7/2018 • Resenha • 659 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
CAPÍTULO III - O MODELO
Neste capítulo fala-se de modelo de liderança, como liderar, quem pode ser considerado um líder e também cita alguns dos maiores lideres da nossa historia.
O capitulo começa com a indagação de John a Simeão nos seus encontros matinais sobre o comportamento sempre contraditório de seu colega de curso Greg, por ser sempre contra as opiniões ali discutidas e sempre manifestar de uma forma bem grotesca o seu ponto de vista. E o pergunta por que Simeão não pede para ele se retirar. Então Simeão o ensina da importância da opinião contraria para se manter o equilíbrio e manter tudo correndo de forma certa e também o adverte sobre o perigo de se fazer um julgamento rápido e falar de pessoas que não estão presentes para se defender.
Já no começo do curso naquela manha o assunto discutido foi liderança e sobre quem era o maior líder de todos. Então, Teresa perguntou a Simeão quem ele acreditava ser o maior líder de todos os tempos. Ele então respondeu imediatamente que era Jesus Cristo.
Com a resposta de Simeão, Teresa e Greg o questionaram dizendo ser sua opinião apenas por ser Cristão. Então Simeão explica sua resposta enfatizando que, não conhece ninguém vivo ou morto que possa personificar essa definição a não ser Jesus Cristo, pois hoje mais de um terço das pessoas do planeta se dizem cristãos, que dois dos maiores dias santos do País, Natal e Páscoa, são baseados em eventos da vida de Jesus, e que até o calendário conta os anos a partir do nascimento dele há mais de dois mil anos e com tudo isso ninguém pode negar a influencia de Jesus.
Quando foi perguntado como descreveria o estilo de liderança da administração de Jesus Simeão confessa que seu estilo de liderança é copiado de Jesus, definido como modelo de liderança a serviço (um modelo de pirâmide de cabeça para baixo).
Após desenhar uma pirâmide de cabeça para baixo dividindo em cinco partes, na parte de cima colocou liderança e seguiu descrevendo Autoridade, Serviço e Sacrifício, Amor e Vontade. E explicou que a liderança se exerce em longo prazo deve ser construída com autoridade, que é a capacidade de levar as pessoas a realizarem a sua vontade de bom grado, e a autoridade sempre se constrói sobre serviço e sacrifício. Simeão exemplificou falando de como Gandhi usou influência para libertar a Índia e o quanto se sacrificou. De Madre Tereza de Calcutá que exerceu grande influência no mundo através do serviço, e outros personagens históricos.
Depois com o decorrer da conversa Simeão aponta pontos e diz que autoridade se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles. E o serviço que prestam os tem origem na identificação e satisfação das necessidades legítimas. Esses serviços e sacrifícios se constroem através do amor que nessa equação trata -se de um comportamento e não de sentimento, ou seja, como Teresa descreveu “o amor é o que o amor faz”.
Quando então Greg o sargento, perguntou como se constrói o amor. Então Simeão escreveu no quadro “vontade”, o amor é sempre fundamentado na vontade. Ou seja, intenções mais ações. As boas intenções do mundo nada são sem ações, quando as nossas ações estiverem de acordo com as nossas intenções é que nos tornaremos as pessoas harmoniosas e líderes coerentes. Este é o modelo para liderar com autoridade.
...