O Movimento Periódico e Oscilações
Por: Anderson nunes • 25/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.626 Palavras (11 Páginas) • 201 Visualizações
- Resumo:
Neste trabalho foram feitas três experimentos: Pêndulo simples em um movimento harmônico simples e em movimento harmônico amortecido onde um pêndulo é largado de uma determinada altura, medindo-se o tempo e contando as oscilações quando volta para posição mais alta. Este procedimento é repetido para diferentes ângulos e massas. Os dados assim obtidos são processados de modo a verificar a dependência da massa e do ângulo de liberação e obter a equação geral para período de oscilação do pendulo simples e determinar a aceleração da gravidade local. E o experimento de mesmo modo para um pêndulo físico determinando a aceleração da gravidade.
- Introdução Geral:
Movimento periódico é aquele que se repete em um ciclo definido. Ele o corre quando o corpo possui uma posição de equilíbrio estável e uma forca restauradora que atua sobre o corpo quando ele e deslocado da sua posição de equilíbrio.
- Objetivos:
Experimento 9.1: Pendulo simples – MHS.
Verifica a dependência da massa e do Angulo de liberação da massa no período.
Obter experimentalmente a equação geral para o período de oscilação de um pendulo simples para pequenas amplitudes.
Determinas a aceleração da gravidade local.
Experimento 9.2: Pendulo Simples – MHA.
Obter o coeficiente de resistividade (b) em um Movimento Harmônico Amortecido
Aprender a confeccionar e interpretar um gráfico na escala monolog.
Experimento 9.3: Pendulo Físico.
Determinação da aceleração gravitacional via pendulo físico.
- Fundamentação Teórica:
Quando uma forca resultante for uma forca restauradora F(x) diretamente proporcional ao deslocamento x, o movimento denomina-se Movimento Harmônico Simples (MHS). Em muitos casos, essa condição e satisfeita se o deslocamento a partir do equilíbrio for pequena. A frequência angular, a frequência, ƒ, e o período, T, em MHS não dependem da amplitude, mas apenas da massa M e da constante da mola K.
(1)[pic 1]
(2)[pic 2]
(3)[pic 3]
(4)[pic 4]
Um pendulo simples e constituído por uma massa pontual M presa a extremidade de um fio sem massa de comprimento L. Seu movimento e aproximado harmônico simples para amplitude suficiente pequena, portanto a frequência angulas, a frequência e o período dependem somente de g e L, não da massa ou da amplitude
(5)[pic 5]
(6)[pic 6]
(7)[pic 7]
Um pendulo físico e qualquer corpo suspenso em um eixo de rotação. A frequência angular, a frequência e o período, para oscilação de pequena amplitude, são independentes da amplitude; dependem somente da massa m, da distância d do eixo de rotação ao centro de gravidade e do momento de inercia I em torno do eixo de rotação.
(8)[pic 8]
(9)[pic 9]
- Desenvolvimento Experimental:
Materiais utilizados:
Massa pendular;
Fio de suspensão;
Cronometro;
Trena;
Fita adesiva;
Transferidor;
Balança;
Suporte na parede;
Barra de metal com suporte (Pêndulo Fisico).
- Montagem Experimental:
Figura (1.1): Pêndulo Simples[pic 10]
(Experimento).
[pic 11]
Figura (2.1): Pêndulo Físico
(Ilustração).
[pic 12][pic 13]
Figura(3.1): Pêndulo Físico.
(Experimento).
- Descrição do Experimento:
Pêndulo simples. Modelo idealizado constituído por um corpo puntiforme suspenso por um fio inextensível de comprimento L e de massa m (considerada como pontual). Quando o corpo puntiforme é puxado lateralmente a partir da sua posição de equilíbrio e a seguir libertado, ele oscila em torno da posição de equilíbrio.
Pêndulo Físico. Corpo de massa M oscila em um plano vertical, em torno de um eixo horizontal que o suspende sem atrito. O corpo executa Movimento Harmônico Simples, no limite de pequenas amplitudes angulares. O torque restaurador exercido pela força peso atua no sentido de levar o corpo para a posição de equilíbrio, na vertical. A figura mostra o desvio angular no sentido anti-horário e o torque restaurador no sentido contrário (horário).
...