O PROJETO PORTA DE ÔNIBUS SEGURA
Por: nogom • 21/11/2019 • Trabalho acadêmico • 901 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
[pic 1]
EQUIPE:
PROJETO PORTA DE ÔNIBUS SEGURA
SÃO PAULO
2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Guarulhos
EQUIPE
PROJETO: PORTA DE ÔNIBUS SEGURA
Trabalho apresentado ao Professor João Alves Pacheco referente à disciplina de Automação Hidráulica e Pneumática do curso Integrado de Mecatrônica.
SÃO PAULO
2019
INTRODUÇÃO
Um problema comum nos ônibus, principalmente quando estão cheios e não têm cobrador, é o fato de que não é sempre que o motorista consegue identificar com certeza se não há nada que bloqueie o fechamento das portas.
Considerando isso, por vezes, o motorista pode acabar fechando a porta em alguma pessoa ou objeto e isso pode gerar algum tipo de acidente tanto pelo impacto da porta no corpo da pessoa ou em casos mais extremos acabar trafegando com algo bloqueando o completo fechamento da porta.
Além disso seria muito importante e mais simples caso a atenção do motorista não estivesse que estar sempre tão voltada para fechamento e abertura das portas nesses casos e sim para o trânsito em si.
Pensando no problema citado anteriormente, o grupo teve como ideia implantar nas portas algum mecanismo que identifique pessoas e objetos bloqueando o fechamento e possa assim abrir para que a passagem seja liberada e em seguida volte a fechar para garantir a segurança.
Como parte do projeto, teve-se como ideia também alertar o motorista quando a porta abrir e fechar para que ele não tenha que se atentar sempre a isso. Mas é importante ressaltar que esse novo mecanismo não irá abrir mão dos botões para que assim o motorista também tenha a autonomia e possa controlar a entrada e saídas nos ônibus.
JUSTIFICATIVA
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2089/15, que torna obrigatória a instalação, em todos os ônibus e demais veículos de transporte coletivo que integrem o sistema de transporte público de passageiros, de dispositivo de segurança que impossibilite a sua partida enquanto permanecerem abertas as portas.
O autor da proposta, deputado Augusto Coutinho (SD-PE), afirma que ônibus e outros veículos de transporte público “estão saindo das paradas ou pontos com a porta aberta, colocando em risco a vida dos passageiros que utilizam os transportes públicos”.
FUNCIONAMENTO
Como se sabe, há muitas linhas onde o número de pessoas no veículo supera o limite máximo e acaba gerando algumas situações adversas. Um exemplo disso são pessoas próximas a linha do fechamento da porta, o que não é seguro pois elas podem ficar presas. Outro motivo de insegurança em ônibus superlotados é a força que é colocada no sentido da abertura da porta causada pela superlotação.
O sistema de segurança e controle foi pensado de tal forma que o motorista terá autonomia no controle das portas, porém com influência externa para que não ocorram acidente.
Ele será composto por dois atuadores que controlarão o fechamento da porta, um terceiro atuador que funcionará como trava, uma luz para indicação e um sensor para identificação de pessoas ou objetos na linha das portas.
Pensando nisso as portas serão fechadas pelos dois primeiros atuadores com pouca pressão e após o fechamento o terceiro atuador trava as portas, garantindo assim a segurança durante e após o fechamento.
Caso o motorista saia do ponto com a porta aberta, uma luz será acionada por certo tempo e, após esse tempo, se o motorista não fechar a porta, ela fechará sozinha.
OBJETIVO
Teve-se por objetivo desenvolver um projeto pneumático que fosse funcional e seguro, para resolver o problema encontrado no cotidiano da sociedade, de riscos e acidentes com as portas de ônibus.
[pic 2]
(Desenho Ilustrativo porta dos Ônibus – Imagem Autoral)
[pic 3]
(Desenho Esquemático – Imagem Autoral)
Legenda:
- Indicadores 1 e 2 representam os atuadores pneumáticos de dupla ação
- Indicadores 3 e 4 representam as peças pivô, responsáveis por abrir as portas
- Indicador 6 representa a lâmpada sinalizadora
PRODUTIVIDADE
A produtividade do sistema levará em consideração o tempo gasto pelo motorista para verificar a presença de usuários na região das portas e o fechamento das portas.
...