Projeto Juventude Segura
Por: 948576 • 25/6/2020 • Artigo • 586 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
PROJETO DA ELETIVA 2
MATEMÁTICA, FISÍCA, QUÍMICA E BIOLOGIA.
JUVENTUDE SEGURA
VALDETENUNES SAMPAIO
2019
1.0 JUSTIFICATIVA
Hoje a discursão a cerca da importância dos jogos no ensino da matemática vem se concretizando e ganhando um significativo espaço na educação, entretanto o projeto da eletiva nos 1º anos do Ensino Médio busca enriquecer, desenvolver a matemática e o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas por meio de estudos focalizando em jogos.
O processo de construção do ensino e aprendizado de matemática é longo e resulta da interação dos alunos com o meio de ensino e com o professor. A utilização das atividades lúdicas e o material concreto no ensino da matemática tem uma grande importância no desenvolvimento cognitivo e sócio cultural, desenvolve suas práticas e habilidades aliando a aquisição do conhecimento.
Para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximar o máximo possível da realidade, motivando o aluno e transformando os conteúdos em vivência.
2.0 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral:
• Enriquecer, ampliar, diversificar os conteúdos ou parte deles por meio de estudos focalizando em jogos ou explicações da matemática, de forma que eles sejam organicamente integrados ao currículo escolar favorecendo o desenvolvimento da autonomia e o aprendizado da cooperação e da participação social.
2.2 Objetivos específicos:
• Possibilitar ao aluno oportunidade de ser protagonista na produção de um produto e usar da replicabilidade do conhecimento da matemática.
• Desenvolver a concentração, focando a autonomia, sensibilidade e capacidade de criatividade do aluno;
• Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;
• Aceitar regras;
• Respeitar essas regras;
• Operações elementares com números reais;
• Resolver problemas com combinação e probabilidade.
3.0 EMENTA
Raciocínio lógico, grandes gênios, jogos, proporcionalidade e experimentos químicos, físicos e biológicos. Apresentar os principais conteúdos de matemática aos jovens dos 1º anos do ensino médio tendo os próprios como protagonista de seu aprendizado.
4.0 METODOLOGIA
Para que este estudo atinja seus objetivos, será dividido em etapas, a seguir:
• Apresentação do projeto;
• Divisão de grupos para desenvolvimento do trabalho;
• Exposição do filme: Quebrando a banca;
• Explanação das regras dos jogos, permitindo assim a familiarização dos educandos com o material a ser utilizados;
• Momento do jogo – jogar para facilitar a compreensão das regras;
• Intervenção pedagógica – observação análise e questionamentos em relação às atividades desenvolvidas, buscando relacionar os conceitos matemáticos com o jogo;
• Culminância do projeto: exposição interativa dos trabalhos produzidos.
5.0
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