O Planejamento da Capacidade
Por: Diewelly Silva • 20/8/2019 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL UNIDADE DE ENSINO PENEDO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - BACHARELADO
Aluno: Diewelly Maria Silva Matrícula: 16112349
Professor: Franklin Tertuliano Pereira de Oliveira
Disciplina: Automação
Data: 12/07/2019
QUESTÕES RELACIONADAS À AB1 DA DISCIPLINA DE AUTOMAÇÃO
1ª) Quais as razões das empresas terceirizar usando fornecedores locais?
- Benefícios na contratação de fornecedores especializados em determinadas tecnologias de produção;
- Imposto de trabalho mais baixos para empresas menores;
- Limitações da própria capacidade de produção disponível.
2ª) Quais as três categorias básicas em termos da participação humana no processo executado pelos sistemas de produção?
- Sistema de produção manual
- Sistemas trabalhador-máquinas
- Sistemas automatizados
3ª) A variedade de sensores é grande. O mercado tem sensores especificados para cada aplicação. Cite dois tipos de sensores e exemplique-os.
Sensores analógicos e digitais, por exemplo, uma micro chave fica em posição fechada quando a entrada está fechada e se abre quando a entrada é violada. Sensores de segurança, um exemplo desses sensores são as máquinas injetoras de plástico automáticas apresentam dispositivos de segurança nas suas aberturas de acesso aos pontos de colocação dos moldes.
4ª) Conceitue o setor secundário e dê exemplos.
Esse setor converte os resultados da exploração do setor primário em produtos. E a produção é sua principal atividade nessa categoria, além da construção e a geração de energia. Podemos citar como exemplo aeroespacial, aparelhagem, automotivo, entre outros.
5º) Segundo o valor que agregam à peça ou ao produzido as atividades de produção podem ser divididas em três categorias, quais são? Explique cada uma delas.
- Atividades de agregação de valor- São atividades de trabalho que agregam valor real à unidade de trabalho. Incluem operações de processamento e montagem que alteram a peça ou o produto de modo que o consumidor possa reconhecer e apreciar.
- Atividades auxiliares- São aquelas que apoiam as atividades de agregação de valor, mas não contribuem para o valor da peça do produto. As atividades auxiliares incluem carregamento e descarregamento de uma máquina que executa processos de agregação de valor.
- Atividades desnecessárias- São aquelas que nem agregam valor ao produto nem apoiam as atividades de agregação de valor. Se não fossem realizadas, o produto não sofreria efeito colateral.
...