O Ponte Palito de Picole
Por: Lucas Wynne • 19/2/2017 • Relatório de pesquisa • 799 Palavras (4 Páginas) • 6.185 Visualizações
[pic 1]
Ponte
Palito de Picolé
Disciplina: Pontes
Professora: Pryscilla de Barros Gonçalves
Turma: 9ª NC
Recife
2016
Introdução
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos). Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se chamar pontes de viaduto como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos.
As pontes podem ser construídas com diversos tipos de materiais, madeira, concreto armado, aço.
Este trabalho visa o conhecimento prático dos estudantes em relação a estruturas que compõem uma ponte, desde o projeto em software até o fim da execução.
Objetivos
O seguinte projeto tem como objetivo elaborar uma ponte feita somente de palitos de picolé e cola branca capaz de transpor um vão de 80 centímetros e suportar um valor de carga concentrada estipulada de 11 kg. Além disso, aplicar os conhecimentos obtidos nas disciplinas de Pontes, Estruturas e Resistência dos materiais, oferecidas pelo curso de engenharia civil.
Materiais
Foram utilizados para este projeto os seguintes materiais:
- Palitos de picolé de base reta;
- Cola branca para madeira;
- Pregadores;
- Estilete;
- Tesoura;
- Trena.
Dimensões e resistências
- Dimensões aproximadas de cada palito:
115mm de comprimento;
2mm de espessura;
8,4mm de largura.
- Resistência à tração de cada palito:
882,9N – resultando numa tensão média de ruptura à tração de 52,55MPa
- Resistência à tração de cada palito:
48,07N – resultando numa tensão média de ruptura à compressão de 2,86MPa
- A resistência à compressão de uma composição formada por dois palitos colados é de 264,87N, resultando numa tensão normal média de ruptura de 7,88MPa.
Metodologia
Primeiramente, antes da realização do processo de colagem, precisou-se fazer estudos e análises para se obter o melhor projeto. Através do software Ftool, foi possível realizar simulações e cálculos de esforços nos membros e, dessa forma, determinar o melhor design da ponte. Dentre as opções, a treliça foi a que mais se destacou, pois há uma melhor distribuição das forças em cada membro e, consequentemente, a estrutura apresentará menor peso, já que a área seção transversal de cada uma das barras é menor.
Para a construção da ponte, realizou-se uma minuciosa seleção dos palitos, já que os mesmos não apresentavam uniformidade. Palitos com medidas bem próximas e que visivelmente apresentavam alta resistência foram separados e utilizados para a execução do projeto. Palitos com rachaduras, quebrados ou com muitas deformações
foram retirados.
Como em todo projeto, utilizou-se um coeficiente de segurança. Resolveu-se colocar 100% de coeficiente. A ponte foi calculada para suportar 220N (22kg, utilizando a aceleração da gravidade igual a 10 para facilitar). Em cada face treliçada (a ponte possui duas faces) a carga será dividida igualmente. Como mostra a figura abaixo:
...