Ponte de Palitos
Por: Gustavo Pavam • 24/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 1.423 Visualizações
[pic 1]
Universidade Veiga de Almeida
Laboratório de Criatividade e Inovação
Relatório Ponte de Palitos
Turma:
- 1ENG12D
Rio de Janeiro, RJ
Maio - 2016
Introdução
Por definição, pontes são estruturas construídas pelo homem com o objetivo de interligar dois pontos, em mesmo nível, separados por obstáculos como rios e vales.
A partir dessa ideia, foi proposto na aula de Laboratório de Criatividade e Inovação que nos dividíssemos em grupos com o objetivo de construir uma ponte de palitos. Essa ponte deveria ligar um vão de um metro e dez (1,10m) de largura, ser construída com palitos de madeira e/ou bambu, não podendo utilizar elásticos, cola ou fios metálicos. Além disso, nossas pontes precisavam suportar um peso de quatro quilogramas (4 kg).
Nosso trabalho foi desenvolvido com o intuito de atender a proposta feita em sala de aula e com isso aprender um pouco mais sobre o funcionamento estrutural de uma ponte.
Materiais
- Palitos de churrasco
- Barbante
- Abraçadeiras de nylon
Montagem
- Corte os palitos em medidas de 15 cm e 20 cm.
- Comesse a estrutura da ponte amarrando com o barbante os palitos de 15 cm, em um ângulo de 90º, com o nó denominado amarra quadrada. Entre o nó e o fim de cada palito deve ter 2 cm.
- Forme a várias letras “U” utilizando três palitos para cada “U”.
- Una com barbante as letras “U”, com o nó denominado amarra paralela, até que a estrutura tenha medida maior do que um metro e dez (1,10m).
- Repita o processo mais duas vezes para obter um total de três estruturas de palitos.
- Em cada quadrado que se formou nas estruturas amarre (fazendo dois nós simples perpendiculares) um palito de 20 cm de forma que ele seja a diagonal do quadrado.
- Amarre, utilizando um nó simples com barbante, as três estruturas formando um prisma triangular.
- Em cada junta da estrutura coloque uma abraçadeira de nylon para dar firmeza ao encaixe dos palitos e garantir que o barbante não soltará.
- Coloque abraçadeiras de nylon na base das diagonais, unindo de duas em duas, para garantir que as diagonais mantenham as estruturas quadradas rígidas.
Desenvolvimento
1. Estrutura:
A estrutura da nossa ponte foi desenvolvida a partir do modelo de treliças, com o intuito de minimizar as forças internas da estrutura e suportar uma maior a ação de cargas sobre a ponte.
A força que atua em uma ponte de treliças é considerada apenas nos nós (juntas), dessa forma as treliças (diagonais) não ficam sobrecarregadas. Ao construir juntas firmes é possível maximizar a carga sobre a ponte mesmo que ela não apresente uma estrutura tão rígida, como por exemplo, nossa ponte de palitos de picolé.
[pic 2]
Esquema estrutura da ponte.
2. Ação de Forças:
Com o peso pré estabelecido de 4 Kg, foi possível realizar uma simples análise sobre as forças internas atuantes na estrutura da ponte. A partir dessa análise, conseguimos destacar os pontos da estrutura de treliças que deveriam ser reforçados para melhor suportar uma força externa de 40N.
...