O QUE É UM PAVIMENTO E QUAIS SUAS FUNÇÕES?
Por: Marco Diones • 24/9/2020 • Resenha • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 877 Visualizações
Marco Diones Dos Santos – ENC10DA – Pavimentação.
- O que é um pavimento e quais suas funções?
Estrutura construída após a terraplanagem, destinada econômica e simultaneamente a resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais produzidos pelo tráfego, melhorar as condições de rolamento quanto a comodidade e segurança e a resistir esforços horizontais que nela atuam, tornando mais durável a superfície de rolamento.
- Quais são os tipos de pavimentos rodoviários? Quais as principais características de cada um?
De forma geral, existem três tipos de pavimentos: flexível, semirrígido e rígido. O pavimento flexível é composto por base granular e revestimento asfáltico. Já o semirrígido tem base cimentada e revestimento flexível (asfál- tico). O rígido é composto por placa de concreto, que tem função de reves- timento e base.
- Quais são os tipos de pavimentos rígidos?
Existem inúmeros tipos de pavimentos rígidos em uso no Brasil, em função da concepção estrutural e dos materiais empregados, são eles:
- Concreto Convencional ou Rolado;
- Tipo Whitetopping;
- Com fibras de aço ou de polipropileno;
- Sobre-laje em tabuleiros de obras de arte especiais;
- Com armação simples de retração;
- Estruturalmente armado, com armação dupla;
- Com peças pré-moldadas.
- Cite vantagens dos pavimentos de concreto.
As vantagens da pavimentação em concreto é a grande resistência a deformações, distribuição eficaz das tensões, maior resistência à abrasão, alta aderência do pneu, ótima refletividade (ideal para condução noturna), alta taxa de segurança (menor risco de aquaplanagem, por ter melhor aderência) e alta vida útil, sendo de aproximadamente 30 anos, mais que o dobro do pavimento asfáltico.
- Quais as funções das juntas nos pavimentos de concreto?
Os pavimentos de concreto simples apresentam juntas serradas, as quais tem a função de controlar a retração hidráulica da massa de concreto fresca quando exposta a condições ambientais desfavoráveis.
- Quais os tipos de juntas nos pavimentos de concreto?
São 4 tipos de juntas em pavimentos de concreto:
- Junta de Contração.
- Junta de Expansão.
- Junta de Construção.
- Junta de Isolamento.
- Quais são os tipos de ligantes asfálticos?
- Betume: comumente é definido como uma mistura de hidrocarbonetos solúvel no bissulfeto de carbono.
- Asfalto: mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo de forma natural ou por destilação, cujo principal componente é o betume, podendo conter outros materiais, como: oxigênio, nitrogênio e enxofre, em pequena proporção.
- Alcatrão: é uma designação genérica de um produto que contém hidrocarbonetos, que se obtém da queima ou destilação destrutiva do carvão.
- De que forma a temperatura influencia na viscosidade de asfalto?
O ligante asfáltico, ao ter sua temperatura elevada, sofre redução da densidade e começa a se movimentar no interior do tanque. Por sua vez, o asfalto mais frio, por ter densidade maior, sofre ação da gravidade e entra em contato com o sistema de aquecimento e tem sua temperatura elevada no tanque.
- O CAP é classificado pela penetração. Quais são as classes? Qual a interpretação em relação a essas classes?
Cimento asfáltico de Petróleo ou CAP é um líquido viscoso, semi-sólido ou sólido, a temperatura ambiente, que apresenta comportamento termoplástico, tornando-se líquido se aquecido e retornando ao estado original após resfriamento. Obtido através de diversos processos de destilação do petróleo, Ele é quase totalmente solúvel em benzeno, tricloroetileno e em bissulfeto de carbono.
- Quais são os benefícios do asfalto modificado por polímero?
- Aumento da vida de fadiga;
- Reduzir a espessura da camada do revestimento;
- Melhorar a adesão e a coesão frente à ação da água e do tráfego. do ligante;
- Resistência ao aumento da densidade causada pelo tráfego, mantendo a permeabilidade.
- Qual a definição de emulsão asfáltica? O que é a ruptura emulsão asfáltica?
Emulsão asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado à frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes.
A ruptura de uma emulsão asfáltica é o fenômeno que ocorre quando os glóbulos de asfalto da emulsão, dispersos na água, em contato com o agregado mineral sofrem uma ionização por parte deste, dando origem à formação de um composto insolúvel em água que se precipitará sobre o material pétreo ou pela evaporação da fase aquosa.
- O que são os asfaltos diluídos de petróleo? O que é a cura dos ADPs?
Os asfaltos diluídos, também conhecidos como asfaltos recortados ou “cut-backs”, resultam da diluição do cimento asfáltico por destilados leves de petróleo. Tal diluição tem a finalidade de liquefazer o cimento asfáltico.
Durante a aplicação, há um período de evaporação do diluente que chamamos “tempo de cura”. Após esse tempo, o produto final volta a ter consistência inicial de um CAP, ou seja, semi-sólido. No processo de pavimentação, o CAP deve estar suficientemente fluido durante a aplicação e suficientemente rígido em serviço.
- Quais são os principais tipos de bases e sub-bases utilizadas em pavimentação?
Podemos dividir as bases quanto ao tipo, como sendo cimentadas, tratadas quimicamente e as granulares (não cimentadas). Bases granulares: devem apresentar CBR mínimo de 80 % ou, quando o trafego não é tão intenso, é aceitável 60 %; são as mais empregadas pela facilidade de lançamento e controle e podem ser de dois tipos principais:
...