O RECURSO DE ENERGIA EÓLICA: INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, GERANDO DIVERSOS BENEFÍCIOS PARA O BRASIL
Por: ageu • 4/2/2018 • Trabalho acadêmico • 4.167 Palavras (17 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Brasília
2017
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
argeu ausath lobato nogueira
O RECURSO DE ENERGIA EÓLICA:
INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, GERANDO DIVERSOS BENEFÍCIOS PARA O BRASIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia Elétrica.
BANCA EXAMINADORA
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Brasília, dia de mês de 2017
1 INTRODUÇÃO
Um dos grandes problemas do Mundo Moderno é a questão energética. Os constantes problemas ambientais ocasionados em consequência da utilização das fontes de energia não renováveis, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, aumentaram o interesse de governos e de empresas por fontes alternativas de energia como a fotovoltaica e a eólica. Não existe conversão de energia sem impacto ambiental. Tendo isso em mente, a energia eólica foi a escolhida para esse projeto, pois representa uma excelente fonte renovável para produção de energia elétrica e apresenta um baixo impacto ambiental, além de seus custos de instalação e manutenção diminuírem a cada ano.
Por sua viabilidade no território brasileiro e por ter menos impactos ambientais negativos a energia eólica é apontada como um caminho possível, além das repercussões positivas na economia. Embora considerada uma alternativa atrativa, serão abordadas as dificuldades na realização dos empreendimentos como custo da implantação e edificação de centrais de transmissão eficientes.
Inicialmente serão abordados os benefícios, os impactos e as dificuldades de implantação da energia eólica. Fornecendo-se assim, uma visão panorâmica das vantagens e dos obstáculos a serem enfrentados, além de uma descrição da crise energética e da necessidade de conseguir matrizes alternativas para a produção de energia elétrica.
Passa-se então, para importantes questões a serem trabalhadas, quais sejam, o impacto na economia brasileira decorrente da produção de aero geradores e da instalação de parques eólicos; e os subsídios necessários para o desenvolvimento da ferramenta Matriz Insumo-Produto expandida para a avaliação da sustentabilidade de sistemas energéticos. Sob a perspectiva de que o momento é de crise, as iniciativas públicas e privadas devem enfrentá-la com ações comuns de incentivo para encorajar os empreendedores na construção das centrais eólicas e na produção de uma energia renovável, ambientalmente menos degradante. Esses elementos foram fundamentais para a construção da pesquisa, apresentando-se a energia eólica como uma alternativa atrativa.
O PROBLEMA
A produção de energia eólica é um investimento confiável¿ Quais são os benefícios reais que ela trará ao Brasil¿
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMARIO
Demonstrar como o Brasil está caminhando para este empreendimento que é o desenvolvimento da indústria eólica e os impactos econômicos e sociais, tais como, inovação tecnológica, criação de empregos e desenvolvimento para o país.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIO
Oferecer uma visão atual do setor eólico brasileiro que apontará, políticas de incentivo e impactos ambientais.
Analisar a potência extraída de um conversor eólico, o sistema de controle dos aerogeradores e a integração na rede elétrica
Descrever a aplicação de energia eólica, vantagens e desvantagens em relação a outras fontes renováveis, políticas de incentivo e meio ambiente.
- JUSTIFICATIVA
Ao longo dos anos 2000, com a crise hídrica e a necessidade de se buscar novos recursos energéticos renováveis, o setor de energia eólica ganhou importância no cenário elétrico brasileiro que partiu de um contexto desfavorável para um mercado cada vez mais promissor. Fatores como: as vantagens naturais da geografia brasileira e a possibilidade de complementação do sistema hídrico são destaques que conferem um grande potencial para a geração de energia eólica que impulsionou investimentos nas instâncias públicas e privadas, gerando benefícios para o país.
Apesar do toda a expectativa em relação ao crescimento do setor eólico no Brasil, faz-se necessário uma análise sobre os reais benefícios que esse recurso trará ao país e quais são, de fato, os riscos que o mercado de investimentos e o meio ambiente podem correr.
Diante dessa perspectiva, é importante que se avalie o impacto que o rápido crescimento do setor eólico terá sobre a economia brasileira, especialmente em relação ao seu potencial de geração de empregos e à gestão de políticas energéticas e industriais para o setor eólico e avaliar também a sua possível contribuição para o desenvolvimento sustentável.
- Oferecer uma visão atual do setor eólico brasileiro que apontará políticas de incentivo e impactos ambientais.
Energia eólica é a energia que se obtém do vento. Produzida pelo efeito das correntes de ar, um tipo de energia cinética, utilizada desde os tempos antigos, para mover barcos, moinhos etc. Esta energia, pode transformar-se de diversas formas para que seja útil nas atividades humanas, como muitas outras, é uma fonte não poluente e renovável, não produz gases nem resíduos que provocam danos ao meio ambiente. É uma energia alternativa para substituir o uso de combustíveis fósseis altamente poluentes da atmosfera, a palavra eólica tem sua origem na Grécia Antiga, na mitologia grega. Éolo, o deus grego que controlava a força dos ventos, tanto as brisas leves quanto as piores tempestades. A conversão da energia eólica em energia mecânica consiste em uma técnica relativamente simples, bastando apenas que se tenha um potencial eólico disponível e que se resista aos caprichos da natureza. As primeiras turbinas eólicas aplicadas para converter a energia dos ventos em energia elétrica surgem no final do século XIX, com o rápido crescimento do uso da eletricidade no planeta.
...