O RESUMO DA AULA E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO
Por: keivisonalmeida • 21/8/2022 • Trabalho acadêmico • 543 Palavras (3 Páginas) • 116 Visualizações
[pic 1] |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA – CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA
RESUMO DA AULA E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO
Atividade avaliativa apresentada à disciplina Estradas e Rodovias, ministrada pelo Prof. Msc. Campos, no curso de Engenharia Civil do Instituto Federal da Bahia, como requisito parcial para aprovação.
IFBA – Vitória da conquista - Bahia
Dezembro de 2020
Questão 1:
[pic 2]
Resposta:
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Resumo Aula (04/12/2020)
Curvas de transição: Estas curvas são caracterizadas como as curvar que possuem urvaturas progressivas, cujo raio varia de ponto a ponto. Quando empregadas, o raio dessas curvas varia de um valor infinito, no trecho em tangente, até um valor finito no trecho circular. As três principais funções dessas curvãos são: constituir uma extensão adequada para efetuar o giro da pista, até a posição superelevada em curva; conduzir a um traçado fluente para o tráfego, e visualmente satisfatório (sem sustos) para os condutores; e proporcionar um crecismento gradativo da aceleração centrífuga, que surge na passagem do trecho reto para o trecho curvo.
Seção Transversal: São definidas como a vista ortogonal dos elementos da via, gerada a partir de um corte realizado por um plano vertical perpendicualr à projeção horizontal do seu eixo sobre a superficie do terreno. Essas seções são desenhadas para estacas inteiras a cada 20m, em escala preferencial de 1:100, essas seções transversais devem indicar: os limites da faixa de domínio, os taludes de corte e aterro com suas inclinações, as áreas de corte e de aterro; o tipo de acabamento lateral sado na seção transversal; entre outros.
Superelevação: É a inclinação da pista nescessária nas curvas, que tem como objetivo combater a força centrífuga desenvolvida nos veículos, e dificultar a derrapagem dos mesmos. Ela é função do raio de curvatura e da velocidade do veículo. Assim para a escolha da melhor superelevação para cada curva deve-se, então, levar em conta o fator conforto, ou seja, definir dentro do paralelogramo a curva de conforto máximo.
Seperlargura: É o aumento de largura nescessário nas curvas para a perfeita inscrição dos veículos, ou para que o veículo esteja perfeitamente contido na faixa de trânsito na curva. Quando um veiculo percorre uma curva, tem-se que o ângulo de ataque de suas rodas diretrizes é contante, e a trajetória de cada ponto do veículo é circular. Assim sendo, o anel circular formado pelas trajetórias dos diversos pontos do veículo é mais largo que o gabarito transversal (ou largura) dou veiculo em linha reta.
...