O RESUMO PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA
Por: brenomello10 • 30/9/2021 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE REDENTOR
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BRENO ALVES MELLO
PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA
Paraíba do Sul
2021
[pic 2]
BRENO ALVES MELLO
PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA
[pic 3]
Professor: Italo Coutinho
Paraíba do Sul
2021
Na atmosfera capitalista em que vivemos hoje, percebe-se um grande sofrimento de todo o nosso ecossistema por causa do simples fato da produção desenfreada, reduz a vida do produto, não importa como seja produzido, cada vez mais resíduos são gerados ou até mais desperdício do que o próprio produto. Há pesquisas constantes de soluções para minimizar os problemas ambientais e permitir que os gestores adotem ferramentas para ajudar organizações em todo o mundo a tomar iniciativas sobre questões relacionadas à gestão de recursos naturais (VAN BERKEL, 2000).
A produção mais limpa e a ecoeficiência estão começando a trabalhar essa questão na indústria, a ideia é reduzir os danos que causamos ao meio ambiente ao longo dos anos. Hoje em um mundo globalizado esse tipo de problema está sendo cada vez mais levantado em discussões importantes e necessárias, para cada vez mais produzirmos mais com menos e gerar menos resíduos. De acordo com o Worldwatch Institute (2000), “As economias não serão suportáveis por muito tempo a menos que o ambiente natural que as sustenta o seja”.
É de suma importância uma nova versão que reconstrua conceitos e vise aplicar tecnologias mais limpas nos processos produtivos das indústrias, o que gerará mais saúde ambiental, empresarial, social e por fim, econômica para as empresas, já que este é o objetivo principal.
Produção mais limpa significa produzir com redução de matérias-primas, água, energia, colaboradores e insumos em geral, além de buscar sempre materiais menos tóxicos e por meio de ajustes nos processos produtivos geras menos resíduos e controlar os mesmos.
Percebe-se que com a produção mais limpa, com menos rejeitos e insumos utilizados, isso representará menos agressão ao meio ambiente e possivelmente menos custos.
A produção mais limpa e a ecoeficiência são muito importantes no cenário em que se encontra o Brasil, para que empresas parem de sofrer com a falta de recursos, cada vez devemos produzir mais com menos.
A P+L é trabalhada encima do tripé, eficiência, produção e redução. Quanto maior a eficiência melhor, a produção é mais uniforme e a efetividade é maior e menos resíduos são gerados. A produção mais limpa trouxe um processo de melhoria contínua que visa fazer com que as atividades produtivas sejam menos nocivas ao meio ambiente e mais eficientes.
A ecoeficiência surgiu como uma ideia de aumentar o lucro das empresas e reduzir os impactos ambientais. Com a evolução da globalização e sustentabilidades ideais como a ecoeficiência estão cada vez sendo mais relevantes. O termo ecoeficiência foi inserido em 1992 pelo Word Business Council for Sustainable Development, diante da publicação do livro Changing Course.
De acordo com Celso Foekel (2008), a ecoeficiência é um método para melhoria continuada dos processos, serviços, produtos, local de trabalho, qualidade de vida e para reduzir os custos de produção e os impactos ambientais. O objetivo é, basicamente, reduzir a geração de resíduos e a poluição e os detritos onde são gerados, e não somente trata-los em estações de tratamento, filtros de purificação ou usinas de reciclagem. O produto da ecoeficiência é uma maior eficiência operacional, uma minimização dos impactos ambientais, além da redução de custos.
...