O Reconhecimento STP
Por: Heloisa1985 • 29/8/2017 • Trabalho acadêmico • 6.922 Palavras (28 Páginas) • 248 Visualizações
Resumo
A Sondagem à Percussão é o ensaio mais utilizado na construção civil da maioria dos países e no Brasil foi normatizada pela ABNT na NBR 6484 “Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio” (SPT- Standard Penetration Test), que permite a determinação do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, a verificação do nível do lençol freático, a determinação da compacidade ou consistência dos solos arenosos ou argilosos, respectivamente, e também a determinação de eventuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperfície. Os resultados destas investigações de campo possibilitam a opção pelo tipo de fundação mais adequado e pelas exigências de seu dimensionamento ou, até mesmo, pela necessidade de estudos geológicos mais aprofundados.
Palavras-Chave: Solo, Sondagem, SPT, Percussão.
Lista de ilustrações
Figura 1: Ilustração do equipamento de SPT.
Figura 2: Ilustração do conjunto de procedimento do SPT.
Figura 3: Ilustração de planta de locação de sondagem.
Figura 4: Ilustração de identificação das amostras.
Figura 5: Ilustração de relatório de sondagem.
Figura 6: Ilustração de relatório de sondagem.
Figura 7: Ilustração de relatório de sondagem.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 6
2- OBJETIVOS 7
3- CONCEITUAÇÃO 8
3.1- DEFINIÇÃO 8
3.2- COMPOSIÇÃO 10
3.3- PROCEDIMENTO 13
3.4- IDENTIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS 22
3.5- RESULTADOS 24
3.6- RELATÓRIOS DE SONDAGEM 27
4- CONCLUSÃO 34
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 35
1- INTRODUÇÃO
As sondagens são investigações do subsolo ou do subleito (em estradas) que, como a Topografia, precedem o desenvolvimento de qualquer projeto e podem ser necessárias no transcorrer da obra, ou posteriormente a ela.
Estas investigações podem ser executadas por diversos processos. Destes processos o nosso trabalho se prende, exclusivamente, ao processo mais frequente nas obras de construção civil - Sondagem à Percussão - como é chamada correntemente (ALVES, 2003).
São aplicadas necessariamente em: projetos de prédios e residências de um pavimento; projetos de estradas; projetos de barragens; projetos de fundações de diversas naturezas; projetos portuários. A topografia, como sabemos, estabelece os limites e a conformação das áreas, as cotas e as orientações geográficas.
A prospecção do solo permite conhecer: o tipo de terreno (rochoso, arenoso, argiloso, etc); as camadas constituintes do solo; a resistência destas camadas; o nível do lençol freático. O conhecimento destas características permitirá definir o tipo de fundação e a cota de implantação da mesma (CUNHA, 2010).
Em projetos de estradas, a investigação destas características é tão importante, que pode determinar um traçado mais longo pela análise custo/benefício. Assim, é preciso lembrar, ainda, que o custo de uma obra poderá ser efetivamente minimizado, se bem programado e bem estudada a prospecção do terreno.
O que se diz para a construção civil se pode dizer para a exploração de jazidas minerais e outras obras que envolvam conhecimento do terreno. Ainda, as prospecções podem ser efetuadas por diversos processos e, dentre os existentes, é importante a escolha levando-se em conta: o tempo de realização, a precisão das respostas e os custos (POLITO, 2006).
2- OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo fornecer conhecimentos sobre a norma de sondagem de simples reconhecimento “SPT”, os equipamentos, o método de execução e a interpretação dos resultados obtidos pela execução de sondagem à percussão para fins de engenharia.
3- CONCEITUAÇÃO
3.1- DEFINIÇÃO
A investigação de um solo tem como objetivo estudar as características dos materiais no decorrer de uma determinada profundidade. Este processo é definido como sondagem.
A sondagem tem como objetivo classificar, descrever e verificar a origem dos elementos geológicos através da espessura das camadas de solo e/ou rochas, do conhecimento da distribuição geológica e geotécnica das camadas, da obtenção de informações em relação à resistência do solo e posição do nível d’água. Os principais métodos de investigação do solo são:
- Sondagem a varejão;
- Sondagem a trado;
- Sondagem a percussão (SPT);
- Sondagem rotativa;
- Perfuração com rotopercussão;
- Poços, trincheiras e galerias.
Neste trabalho será enfatizada a investigação de solo através da sondagem a percussão (SPT).
Segundo dados históricos a sondagem SPT pode ser dividida em quatro fases: a primeira, que vai de 1902 até meados dos anos 1920, quando se inicia a utilização do amostrador; a segunda inicia-se em 1927 e indo até o final da década de 1940, com a publicação do livro de Terzaghi & Peck (1948); a terceira que se inicia com a referida publicação e se estende até a segunda metade dos anos 1970, período marcado pelas primeiras tentativas oficiais de normatização do ensaio, abrindo caminho para a quarta fase, a partir de 1977, a partir deste ano iniciaram as preocupações com a qualidade dos dados e as técnicas de interpretação.
...