O Referencial Teórico
Por: thaliaaaa • 2/6/2018 • Relatório de pesquisa • 766 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
Referencial teórico
O mau gerenciamento dos resíduos gerados pela atividade humana tem se tornado um problema para a sociedade e o meio ambiente. A reciclagem dos mesmos se fortalece como uma saída para esse transtorno. Há também a buscar por novos materiais, visando substituir esta matéria prima finita.
A utilização de resíduos no ciclo produtivo é interessante tanto no aspecto financeiro quanto no ambiental, pois ela é uma alternativa de barateamento da produção, além de uma opção de reciclagem, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.
Materiais pozolânicos: definição
Segundo a NBR 12653 os materiais pozolânicos se dividem em naturais e artificiais, sendo os naturais provenientes de fontes vulcânicas com características petrográficas ou sedimentar pozolânica, e os artificiais por fabricação industrial ou originada de tratamento térmico. Estes materiais não possuem nenhuma execução na forma singular, entretanto na presença de água eles reagem com o hidróxido de cálcio, formando compostos com algumas propriedades concentradas.
Na engenharia o estudo destes materiais se faz devido ao fato da necessidade de obter uma maior resistência mecânica e durabilidade nas construções, pois se sabe que o cimento portland está em uma posição cada vez mais elevada no ranking de fabricação e de utilização diária, tendo assim um amplo segundo o segundo produto mais consumido no planeta. Pensando em uma alternativa, a adições de materiais pozolânicos podem trazer benefícios em relação á durabilidade. Entretanto, é fundamental analisar as propriedades do material, para identificar os benefícios ou malefícios dessa mescla. O objetivo destes ensaios é analisar a atividade pozolânica dos elementos, obedecendo todas as normas padronizadas pela associação brasileira de normas técnicas (ABNT).
Normatização
A norma ABNT NBR 5751 faz uma análise sobre o método de ensaio da determinação de atividade pozolânica, índice de atividade pozolânica com cal (hidróxido de cálcio). Onde fala que os moldes deverão está em adoção de dispositivo que evite a perda de umidade. O mesmo deverá ser de aço e apresentar no mínimo 3mm de espessura.
Estes materiais devem ser coletados conforme a NBR 8952 e ensaiados nas mesmas condições em que serão utilizados, ou seja, sem que haja qualquer tipo de preparação a não ser secagem em estufa a (105+ou- 5)°C, durante aproximadamente 24 horas. (NBR 5 5751,2015)
Para a realização do ensaio é necessário alguns matérias tais como, areia normal, água, cimento, óleo, material de vedação, material para capeamento, balanças, misturador mecânico, soquete máquina de ensaio de compressão entre outros objetos. Além das respectivas quantidades de materiais para que este ensaio ocorra, como mostrada na tabela abaixo.
Tabela 1 Quantidades de materiais
Em seguida será realizada o estudo da dosagem do traço, requisito muito importante para a Obtenção da melhor proporção entre os materiais constitutivos do concreto.
A norma ABNT NBR 5752 fala sobre materiais pozolânicos – Determinação do índice de desempenho com cimento Portland aos 28 dias.
...