O Sistema de Movimentação de Materiais
Por: William Carvalho • 15/3/2018 • Resenha • 1.293 Palavras (6 Páginas) • 144 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE TECNOLOGIA - CT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS
PROJETO CONCEITUAL DE UM SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
SISTEMAS DE PRODUÇÃO II
GUILHERME MASSOTTI THOMAS
JULIO FERREIRA PEROBELLI
WILLIAM CARVALHO
SANTA MARIA, RS, BRASIL
2017
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo projetar um sistema de movimentação de materiais dentro de uma nova fábrica de bicicletas na cidade de Santa Maria. O sistema de movimentação de materiais deve englobar tanto as movimentações entre setores da fábrica quanto dentro dos próprios setores. A fábrica conta com 5 setores definidos, sendo eles: setor de almoxarifado/estoque, setor de fabricação de rodas, setor de corte de tubos, setor de fabricação de quadros e setor de montagem.
Serão apresentados os métodos e teorias utilizados para montar um sistema de movimentação de materiais que seja viável para esse tipo de indústria proposto e como aplica-lo de modo a atender todos os pré-requisitos mínimos necessários para o funcionamento pleno do modelo.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- Sistema de movimentação de materiais
Segundo Thompkins (1996), a movimentação de materiais é a arte e a ciência de movimentar, estocar, proteger e controlar materiais. Significa providenciar a quantidade exata, do material correto, na condição correta, na posição correta, na sequência correta, por um custo adequado, utilizando o método apropriado. Russomano (1976) define o objetivo dessa movimentação como a reposição de matérias primas nas linhas ou células de produção, bem como transportar o material em processamento
Thompkins (1996) também diz que, projetar um sistema de movimentação de materiais deve-se considerar aspectos como: propriedades e estados físicos dos materiais, dimensões, riscos de danificação, quantidades e taxa de fluxo, trajetos e o leiaute da fábrica ou indústria. Através do método de manipulação, acondicionamento e controle de materiais, combina-se as características dos materiais e seus movimentos, transformando-o em um sistema de movimentação de materiais.
De acordo com Groover (2001), uma movimentação de materiais corresponde a 25% dos funcionários, 55% do espaço disponível na fábrica e 87% do tempo de produção e também seja responsável por entre 15 e 70% do custo total do produto manufaturado com uma taxa de dano, deterioração ou desgaste entre 3 e 5%.
- CARACTERÍSTICAS DA FÁBRICA
A fábrica produzirá quatro tipos de bicicletas, sendo dois do tipo adulto (Mountain bike e Urban) e dois do tipo infantil (masculino e feminino) e funcionará 52 semanas por ano operando 8 horas diárias durante 5 dias na semana. A demanda de produção anual encontra-se na tabela 1.
Tabela 1 - Demanda de produção anual da fábrica[pic 1]
A estratégia de produção adotada é de produzir em lotes de 25 unidades, de tamanho idêntico para todos os modelos. Os veículos de movimentação disponíveis são apenas manuais e a velocidade de movimentação dos operadores carregados ou descarregados é considerada de 80 metros/minuto.
A alimentação dos setores de produção acontece da seguinte forma:
- Todos os setores recebem materiais do almoxarifado/estoque para execução de suas tarefas;
- O setor de fabricação de quadros recebe material do setor de corte de tubos;
- O setor de montagem recebe materiais do almoxarifado/estoque, setor de fabricação de rodas e setor de fabricação de quadros;
- Após passar pelo setor de montagem a bicicleta é mandada de volta para o estoque.
Cada setor conta com uma estação(pontos) de recebimento (entrada) e outra de saída, exceto o setor de montagem que além da estação de entrada e saída ainda tem um ponto de entrada intermediário.
O leiaute da fábrica pode ser visto na figura 1:
Figura 1 - Leiaute da fábrica
[pic 2]
- ANÁLISE QUANTITATIVA E DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
O dimensionamento do sistema de movimentação para a nova fábrica de bicicletas foi feito através da carta de/para, que é uma ferramenta muito útil na visualização da movimentação de materiais. Para a montagem da carta considerou-se a distância de ida idêntica a distância de volta, porém com o veículo descarregado. A carta de/para pode ser verificada na tabela 2.
Tabela 2 - Carta de/para[pic 3]
A partir da montagem da carta foi possível calcular as distâncias médias de ida e de volta, considerando as cargas de transporte e suas respectivas distâncias percorridos entre os setores. Considerando uma velocidade de transporte de 80m/min, tanto para carregado quanto para descarregado, foi possível obter o tempo ideal de ciclo, utilizando a distância média e admitindo um tempo de carga de 130 segundos e um tempo de descarga de 110 segundos.
O tempo ideal de ciclo obtido através dos cálculos foi de 4,53min/ciclo, sendo que para cada ciclo é possível transportar apenas 1 kit. O tempo de ciclo foi calculado segundo a fórmula abaixo.
...