O Uso Da Internet No Processo Educativo
Artigos Científicos: O Uso Da Internet No Processo Educativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: melo36 • 3/12/2014 • 1.390 Palavras (6 Páginas) • 563 Visualizações
O uso da internet no processo educativo
José Rosicleito Garcia de Vascocelos
Profº. Wander Wilson de Lima Cardoso
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Informática (551118)
07/06/2013
RESUMO
O Presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica, apresenta uma abordagem sobre o uso da internet no processo educativo, sendo um dos grandes avanços da comunicação humana. Através dela, é possível o contato com uma grande quantidade de informações, ligadas aos assuntos discutidos e debatidos pelos docentes e discentes nas salas de aulas. Como resultados alcançados entende-se que sendo um dos meios de comunicação que mais se espalhou no mundo, a internet se apresenta como uma ferramenta indispensável no processo de ensino aprendizagem, fazendo com que o professor reveja sua prática na sala de aula adequando o meio de informação a metodologia utilizada sem perder de vista à educação de seres críticos e reflexivos.
Palavras-Chave: Internet, Pesquisa, Educação.
1. INTRODUÇÃO
A internet está transformando o mundo em uma sociedade educacional sem fronteiras, beneficiando a população, as corporações e os empreendedores educacionais. Esta nova tecnologia cria chance de aproximar as relações entre alunos e professores e de pensar na relação da escola com o meio social, ao diversificar os espaços de construção do conhecimento, ao revolucionar processos e metodologias de aprendizagens, permitindo à escola um diálogo com os indivíduos e com o mundo.
É preciso dispor de ambientes de aprendizagens em que as novas tecnologias sejam ferramentas instigadoras, capazes de colaborar para uma reflexão crítica, para o desenvolvimento da pesquisa, sendo facilitadora da aprendizagem de forma constante e autônoma.
A internet constitui meios de relevantes possibilidades pedagógicas, já que não se limita ao que constitui a uma única disciplina, permitindo uma educação global e estimula a colocação em funcionamento dos processos de tratamento da informação, nos conteúdos, sem deixar de lado as realidades das escolas no cenário global e mundial.
2. A ESCOLA NO CAMINHO DA INFORMAÇÃO
Atualmente as escolas estão passando por um momento de transformação, um novo caminho está sendo aberto, uma forma de atuar na sala de aula está chegando.
Os professores já não podem deixar de usar os computadores dentro da sala de aula, pois a formação e a capacitação dos alunos precisam de escolas que terá como tarefa principal construir o sentido com base na informação, segundo (MELO, 1998, p.40), ‘‘a escola deverá visar à memorização e mais as capacidades de analisar, inferir, prever, resolver problemas, continuar a aprender, adaptar-se às mudanças trabalhar em equipe, intervir solidariamente na realidade’’.
Para que haja um bom desempenho no uso do computador na sala de aula é necessário que os professores estejam bem capacitados para poder atender sua classe com alunos de diferentes culturas.
A capacitação do professor deve está relacionada aos conhecimentos sobre informática. Pois, Tajra (2000, p.63), afirma que ‘‘o professor não será substituído pelo computador. Mas o professor que não acompanhar as tendências tecnológicas, sim será substituído por outro’’. Está é a realidade que as escolas tendem a vivência no cenário de informação, os docentes têm que se especializar em informática para poder mediar o processo de ensino aprendizagem dos alunos em relação ao computador e entre outras tecnologias, a atividade de ensinar exige continuamente ações e decisões que nenhuma máquina poderá fazer. O educador deve saber navegar dentre múltiplas representações de um mesmo objeto de conhecimento e decidir que aspectos ensinar, relacionar questionar, retornar estimular o aprendiz a explorar, descobrir, manipular de modo material ou virtual, discutir a memorizar.
3. OS ALUNOS MONITORES NO USO DA INTERNET.
O pedagógico da internet deve ser pensado com cuidado e anteriormente planejado, evitando perda de tempo e explorações sem sentido, que confundem mais do que educam. Os endereços e sites devem ser explorados antes, fazendo parte do arquivo do professor/ou do aluno monitor, com recomendações de uso. Técnicas de exploração e de navegação também podem ser ensinadas, no mesmo espírito de desenvolvimento de bons hábitos e de apropriação crítica da nova tecnologia.
No inicio, os alunos tendem mais a se distrair com os computadores do que usá-los como recurso pedagógico, pois neste período inicial, os professores deverão ser tolerantes consigo próprios e com os alunos, sabendo que o rendimento não será o ideal. Pois, segundo (CYSNEIROS, 1998, p.9) um recurso indispensável, disponível na própria sala de aula, ‘‘são os alunos que têm algum conhecimento do manejo de computadores e que podem ajudar o professor e os colegas na nova sala de aula informatizada’’.
Os alunos monitores, com turmas e em turnos diferentes, em várias disciplinas, com professores e assuntos diversos, é algo que exige planejamento, preparação de todos e um período de implantação e de ajuste para que o sistema funcione a todo vapor. A preparação de monitores é essencial, com diversificação de tarefas entre eles e conhecimento prévio das atividades a serem desenvolvidas com computadores.
A experiência com alunos monitores terá um caráter educativo, pois ensinando é que se aprende. Eles desenvolverão habilidades de ensino com o uso a internet no processo de aprendizagem, podendo alguns deles serem professores no futuro.
A função de monitor não deverá interferir com atividades de estudo, mas sim contribuir para torná-lo um aluno melhor. Portanto,
...