Processo Educativo
Artigo: Processo Educativo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raqueliza • 17/6/2013 • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 890 Visualizações
Iniciarei antes de entregar a cartilha, com um video sobre diversidade. Música - Vamos construir – Sandy e Junior.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
(Nelson Mandela)
Fonte: http://angelicmoda.blogspot.com.br/2010_04_22_archive.html Fonte: http://quesaudadedaamelia.blogspot.com.br/2010/03/quebra-cabeca.html
Diversidade diz respeito a cada um ter o seu modo de agir, falar e pensar. Ouvir e sentir-se ouvido é a melhor forma de entendimento para se trabalhar a diversidade, a ética e a cidadania. Precisamos entender, que foi o respeito à diversidade que nos tornou, um povo caloroso e feliz, e está nas nossas mãos nos manter assim.
O indio era o protagonista, dono da terra e profundo conhecedor do que a natureza oferecia. Usou muito bem dos recursos da caça, pesca e coleta, explorando os ingredientes naturais ao máximo. Dele herdamos o uso da mandioca, das frutas nativas e o conhecimento de grande parte das ervas e plantas que utilizamos.
Fonte: http://kukalesa.wordpress.com/tag/diversidade-cultural/
Os portugueses foram a base da nossa cultura, a própria corte de D. João VI mudou-se para o Brasil. Influenciaram na alimentação, louças e toques de requintes nas mesas.
Herdamos a língua portuguesa, a religião católica, o carnaval e as festas juninas. A cavalhada, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi. No folclore brasileiro, a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.
O Brasil fascina por sua miscigenação de raízes indígenas, européias, asiáticas e africanas, e suas várias facetas refletidas na cultura nacional.
Trazidos da África, os escravos ajudaram a enriquecer nossa cultura. Sua influência pode ser observada, principalmente, na música, nas danças, o ritmo dos tambores na religião, na culinária, artefatos e até palavras do português brasileiro. O samba acabou sendo considerado a música típica do Brasil. A mistura bem-sucedida de luta, dança e rituais diversos deram origem à capoeira. O candomblé cultua os orixás, que representam diversas forças da natureza.
Fonte:http://pipocandoconteudos.com/tag/mulher-negra-amamentando-bebe-branco
Os filhos de escravos acompanhavam o “sinhozinho” e a “sinhazinha” o que acabou consolidando no país diversas brincadeiras de origem africana.
Fonte: http://www.ancorador.com.br/recreacao-esporte/brinacadeiras-africanas-heranca
De influência italiana notamos: as festas de igreja, comilança de Natal, presépios, massas como macarronada e pizzas, procissões, etc.
Herdamos dos japoneses: artes marciais, comer peixe cru com "palitinhos".
O yoga também veio do Japão. Muitos quadros têm influências japonesas.
Fonte: http://delinks.blogspot.com.br/2012/11/a-conspiracao.html
Com os alemães aprendemos a comer e beber: cerveja, carne salgada, porco, batata, salsicha, bock e cucas. Com esse povo aprendemos a dar ovos de Páscoa, Este povo nos trouxe as danças: valsa e xote. O esporte, bocha.
Dos poloneses, herdamos a culinária: sonhos que são recheados com geléia de frutas na Polônia e aqui no Brasil o recheio foi substituído por creme.
Dos ucranianos, A arte de colorir ovos (PÊSSANKA) que representa, para quem os recebe, vida nova, Dança – (Polka, (comparada às nossas quadrilhas juninas).
O frevo foi herdado da cultura russa: A cultura libanesa: música - Influência no samba, "adufe" deu origem a um tipo de batida de samba; dança do véu.
Fonte: http://www.canstockphoto.com.br/3d-human-personagem-segurando-jigsaw-9440627.html
Entre as inúmeras iguarias da cozinha árabe, o quibe e a esfiha.
Os Espanhóis deixaram para nós, como herança cultural, a tourada, danças como a dança do ventre, flamenco, sapateado. A maneira de se vestir está presente na vestimenta do gaúcho. Também há influência espanhola na alimentação dos gaúchos por eles terem a carne como base alimentar.
A consequência dessa diversidade é um caldeirão onde tudo se mistura: música caipira, danças européias, ritos da capoeira, cantos indígenas, batida do maracatu, a malandragem do samba, o barulho das guitarras roqueiras, o artesanato indígena, quadros de artistas contemporâneos, pessankas ucranianas (ovos decorados), sandálias nordestinas e tantos outros produtos e traços do tão diversificado povo brasileiro.
Fonte: http://trabalhosemevadalu.blogspot.com.br/2012/12/celebrando-jesus-2012.html
Fonte: http://www.brasil.gov.br/7desetembro/para-voce/papeis-de-parede/1024x768/diversidade/view
Precisamos ensinar nossas heranças, para que o respeito a nossa história extermine o bullying, a discriminação, e fortaleça a cidadania.
...