O conceito do modelo de governança corporativa da Cobit, seus objetivos e os benefícios que sua aplicação traz para o ambiente empresarial.
Pesquisas Acadêmicas: O conceito do modelo de governança corporativa da Cobit, seus objetivos e os benefícios que sua aplicação traz para o ambiente empresarial.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dineytimbo • 22/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.932 Palavras (8 Páginas) • 562 Visualizações
O MODELO COBIT E A SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DAS CORPORAÇÕES.
Wandiney Pereira Timbó
RESUMO: Este mini-artigo apresenta concepções sobre o modelo Cobit da governança corporativa, objetivos e os benefícios que sua aplicação traz ao ambiente empresarial.
PALAVRAS-CHAVE: Governança Corporativa, Governança de TI, Cobit.
1. INTRODUÇÃO
A Governança Corporativa refere-se à forma pela qual os acionistas ‘governam’ a empresa, ou seja, controlam a mesma, buscando transparência e confiabilidade nos processos decisórios da direção. Por seu lado, a Tecnologia da Informação (TI) necessita de processos estruturados para melhorar a análise e o gerenciamento dos riscos, a tomada de decisão, o gerenciamento e o controle das iniciativas de TI nas empresas, garantindo o retorno de investimentos e melhorias nos processos empresariais.
A Governança de TI tem como objetivo geral compreender as necessidades da TI e a sua importância estratégica, para que a organização possa sustentar suas operações e implementar as estratégias requeridas para estender suas atividades no futuro. Desta forma, ela almeja garantir que estas expectativas sejam alcançadas com o mínimo risco e auxiliando a sustentar a Governança Corporativa.
Neste panorama surgiram modelos que agrupassem as melhores práticas existentes no mercado e na academia que auxiliassem a definir e padronizar a Governança de TI, dentre estes modelos, o mais focado em Governança de TI é o COBIT. A proposta do COBIT é de prover boas práticas através de um framework de domínios e processos e apresentar atividade em uma estrutura lógica gerenciável. Estas práticas visam ajudar a aperfeiçoar a TI, habilitando investimentos, garantindo a entrega de serviços, além de prover sua mensuração. O COBIT se consolidou como framework globalmente reconhecido para o alcance de uma efetiva Governança de TI. Devido à sua fácil compreensão, orientação a negócio e seu desenho genérico, o COBIT é utilizado por muitas empresas como base para sua Governança de TI.
Existem ainda muitas questões em aberto, tais como: Quais são os principais problemas e dificuldades decorrentes da adoção do modelo COBIT? O que pode ser feito para superá-los? Quais são os reais benefícios do COBIT? Quanto à adoção deste modelo e suas práticas contribui para uma melhor Governança de TI? Nesse contexto, a questão principal de pesquisa deste trabalho é: Quais são as contribuições do COBIT para a Governança Corporativa e de Tecnologia da Informação? O objetivo é identificar as contribuições do modelo COBIT na Governança Corporativa e na Governança de Tecnologia da Informação.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
______________________________________________________________________
2.1 GOVERNANÇA CORPORATICA, GOVERNANÇA DE TI
A Governança Corporativa é o sistema criado para monitorar, controlar e garantir que a estratégia e diretrizes estabelecidas pelos stakeholders sejam cumpridas da melhor forma possível com o dinheiro investido, ou seja, garantir que os objetivos sejam alcançados com os recursos existentes na organização.
Já o termo Governança de TI é utilizado para descrever as políticas, estruturas e os processos que envolvem o gerenciamento da TI, são as estruturas ou arquiteturas relacionadas a TI (e associadas com o padrão de autoridade da TI) implementada para cumprir com sucesso (necessidades da TI) atividades que respondam às necessidades do ambiente e das estratégias de uma organização.
Todas as empresas possuem algum nível de Governança de TI: a diferença é que aquelas com governança efetiva conseguiram desenhar um conjunto de mecanismos de Governança de TI (comitês, processos orçamentais, aprovações, estrutura organizacional de TI, etc.) que encorajam comportamentos consistentes com a missão, valores, normas, cultura e estratégias das organizações.
A Governança de TI não trata especificamente de qual decisão será tomada, pois isto é gerenciamento: governança é determinar quem toma cada tipo de decisão (decisão certa), quem tem informação para que esta decisão seja tomada (informação certa) e quais as pessoas (ou grupos) são responsáveis para implementar a decisão. Uma boa Governança de TI desenha na Governança Corporativa princípios para gerenciar o uso da TI a fim de alcançar os objetivos de desempenho da corporação. Ainda segundo o autor, a Governança de TI eficiente encoraja e alavanca engenhosidade e independência da TI, em todos os usuários da empresa, enquanto garante complacência com a visão e princípios gerais da empresa, e como resultado pode alcançar o paradoxo do gerenciamento que é o de, simultaneamente, dar autonomia e controlar.
Além de responder às demandas dos acionistas de maior transparência e atender às exigências das novas legislações, a Governança de TI traz, também, benefícios como excelência operacional, efetivo alinhamento entre TI e negócios e redução de custos. A atenção da Governança de TI está focada em dois pontos: o valor entregue pela TI nas organizações e o controle, atenuando os riscos relacionados a TI. Estes pontos levam a cinco áreas de foco da Governança de TI, que são: alinhamento estratégico, entrega de valor, gerenciamento de riscos, gerenciamento de recursos e gerenciamento de performance.
2.2 O COBIT
Para muitas organizações a informação e a tecnologia que a suporta representam o seu bem mais valioso, mas muitas vezes é o menos compreendido. Organizações bem-sucedidas reconhecem os benefícios da tecnologia da informação e a utiliza para direcionar os valores das partes interessadas no negócio. A necessidade da avaliação do valor de TI, o gerenciamento dos riscos relacionados a TI e as crescentes necessidades de controle sobre as informações são agora entendidos como elementos-chave da governança corporativa. Valor, risco e controle constituem a essência da governança de TI. O Control Objectives for Information and related Technology (CobiT®) fornece boas práticas através de um modelo de domínios e processos e apresenta atividades em uma estrutura lógica e gerenciável. As boas práticas do CobiT representam o consenso de especialistas. Elas são fortemente
...