O movimento e trajetória
Por: loureiro.santos • 27/11/2015 • Relatório de pesquisa • 869 Palavras (4 Páginas) • 962 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA
PROFESSORA: JULIANA NUNES OLIVEIRA PINTO
TURMA: 3357
GRUPO: ANDRÉ LUIZ LOUREIRO DOS SANTOS
ANDRÉ CARVALHEIRA
MAURÍCIO C.SOUZA
VITÓRIA
2015
Sumário
OBJETIVO
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
MATERIAIS UTILIZADOS
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
RESULTADOS E DISCURSSÃO
a) Valores Obtidos
b) Cálculos e Resultado dos Cálculos
c) Gráficos
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
OBJETIVO
Identificar ou descrever sistemas de referência, repouso e movimento, de acordo com suas características, utilizando conhecimentos de sistema de referência e classificar os movimentos segundo sua trajetória.
.
INTRODUÇÃO
Nesta prática sobre Sistema de Referencia e Movimento, iremos observar e descrever a relação entre sistemas de referencia, repouso e movimento; concluindo como o sistema de coordenadas cartesiano pode nos ajudar a identificar se um móvel está em movimento em relação ao seu referencial. Diferenciar trajetória e deslocamento e verificar se uma depende da outra para que ocorra. Também veremos o que são grandezas físicas e como se dividem
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao decorrer das atividades práticas iremos conhecer as grandezas físicas que são divididas em duas, grandezas fundamentais e grandezas derivadas. As grandezas fundamentais não são definidas em função das outras grandezas e possuem um padrão, denominado unidade de grandeza, com seus múltiplos e submúltiplos, já as grandezas derivadas são unidades que podem ser formadas combinando-se unidades de base segundo relações algébricas(funções) que interligam as grandezas correspondentes. Também iremos conceituar o Sistema de Referência Cartesiano e definir a diferença entre trajetória e deslocamento.
MATERIAIS UTILIZADOS
Na realização desta atividade foram utilizados: Folhas de Papel milimetrado tamanho A4 , Régua com escala de 300 mm , Lápis e caneta , fita adesiva
.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Nesta experiência realizada no dia14/08, Foi fixado a folha de papel milimetrado sobre a bancada de experiência e assinalado dois pontos afastados 30 cm um do outro, acima do eixo 0.
Foi traçada uma linha contínua e ondulada, unindo os pontos A e B na folha. Em seguida assinalamos um outro ponto sobre a linha ondulada, que foi denominado ponto C. Foi traçada uma reta da origem da linha ondulada , ponto A até o ponto C. O segmento de reta orientado com origem em A e extremidade em C foi denominado deslocamento AC. Após isto, foram traçadas mais duas (2) trajetórias a partir do ponto A em direção ao ponto C.
Após esta etapa, foram retiradas as fitas adesivas que prendiam o papel milimetrado e com a caneta posicionada no ponto A, e segurando esta de modo a não se movimentar, realizamos a movimentação da folha de modo unir os pontos A e B através de um segmento.
RESULTADOS E DISCURSSÃO
Valores Obtidos
Baseado no deslocamento AC, podemos afirmar que, este deslocamento, não depende da trajetória uma vez que o deslocamento é uma reta(AC) que depende apenas do ponto inicial(A) e final(C), ou seja a variação = r2 –r1.[pic 1]
A menor distância entre AC será uma reta. Os valores informados somente serão válidos se houver um vetor deslocamento entre A e C onde estes serão interpretados como a distância final percorrida. No caso dos valores da trajetória, não podemos saber o deslocamento total, pois não existem valores em todos os pontos para que possam ser medidos.
...