O passivo trabalhista
Resenha: O passivo trabalhista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: djgnynho • 26/9/2013 • Resenha • 328 Palavras (2 Páginas) • 480 Visualizações
O passivo trabalhista dependendo da causa pode estar associado a várias categorias de riscos. Por exemplo: terceirização é uma categoria de risco associada a contingência trabalhista. O risco da terceirização é a contingência pela responsabilidade subsidiaria. Nesta primeira analise você já identificou a origem do risco. (o ideal é que a companhia tenha um dicionário de riscos com todos os grupos de riscos). Resumindo: nessa primeira fase você precisa saber as causas que estão gerando contingência trabalhista, no caso de pessoal contratado, pode ser férias acumuladas, horas extras, equiparação salarial, danos morais, etc., essas informações geralmente são organizadas pela área jurídica. Identicando o problema você vai avaliar o impacto e vulnerabilidade.
O que vai ser avaliado na classificação do impacto é em que aspecto ele se identifica; pode ser financeiro, acionistas, reputação - imagem, legal - regulatório) e a probabilidade/vulnerabilidade considerando principalmente a freqüência que ocorre, os controles existentes - pessoas, processo e sistemas, velocidade da resposta - detecção, resposta, recuperação e complexidade do negócio, etc. A partir desta análise você terá dois cenários: o risco é aceitável ou inaceitável.
Se for inaceitável terá que entrar na fase de elaboração de plano de ação e avaliar as associações das causas/origens (gestão de pessoas, folha de pagamento, controle de horas extras, etc.) com os processos, definir responsáveis, monitorar grau de exposição aos riscos e status de implementação das ações.
Exemplo de Passos para avaliação do risco
Identificação do Risco (descrição e classificação).
Análise da origem.
Avaliação do Impacto.
Discussão de controles existentes/inexistentes.
Avaliação da probabilidade.
Determinação do nível de risco.
Identificação do responsável pelo risco.
Perguntas chave para avaliação
Identificação do Risco
O que pode dar errado?
Em que processos/áreas?
Qual a complexidade e volume das operações?
Em que situação o risco pode ocorrer?
Existem outros aspectos a serem considerados?
Histórico do risco
Durante os últimos 12-18 meses, o risco se materializou?
Com que freqüência isso ocorreu?
Que tipo de perda foi verificada?
Qual a magnitude aproximada?
Se tratando de contingência trabalhista no meu entendimento essa é a melhor abordagem. Pois a intenção geralmente é reduzir as causas que geram a contingência.
...