O pedido da coleção física
Tese: O pedido da coleção física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renatotrafal • 30/9/2014 • Tese • 467 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
2 DOS ACERVOS
O acervo é composto por obras de todas as áreas do conhecimento, nos diversos formatos de apresentação, tanto físico como digital.
2.1 Acervo físico
A ordenação do acervo físico é descrita nas seções a seguir.
7
2.1.1 Acervo geral
O acervo geral é composto de livros e folhetos. Encontra-se distribuído em três áreas (de acordo com a Classificação Decimal Universal) localizadas no piso superior da BC. Para identificá-las, foram escolhidas três estrelas de grande magnitude:
Sirius 001 a 619 Vega 62 a 799 Bellatrix 800 a 999
2.1.2 Coleções específicas
2.1.2.1 Coleção de Referência
Compreende “acervo específico” destinado à consulta local: dicionários, almanaques, enciclopédias, guias, atlas, normas técnicas, catálogos, relatórios, entre outros. Está localizada no Serviço de Referência.
2.1.2.2 Coleção Ambiente de Acessibilidade Informacional (AAI)
Acervo em formatos acessíveis (áudio, Braille, LIBRAS e outros) destinado a pessoas com deficiência.
2.1.2.3 Coleção de Periódicos
Revistas técnicas, científicas e informacionais, jornais e relatórios. Os periódicos se caracterizam como material bibliográfico que é editado em intervalos de tempos preestabelecidos.
8
2.1.2.4 Armazém
O acervo do Armazém é formado por livros, periódicos e obras de referência com baixa frequência de uso. Localiza-se no primeiro pavimento da Biblioteca e pode ser consultado e emprestado por todos os usuários habilitados.
2.1.2.5 Acervo livre
Material não incorporado ao acervo. O usuário tem permissão para retirá-lo da Biblioteca sem a necessidade de pegá-lo emprestado.
2.1.2.6 Coleções especiais
São obras que, pelas suas características ou origens, necessitam de agrupamento especial. Tais coleções, detalhadas nas seções a seguir, estão vinculadas ao Serviço de Coleções Especiais.
2.1.2.6.1 Coleção Especial de Santa Catarina (CESC): publicações relacionadas à Santa Catarina e a autores catarinenses.
2.1.2.6.2 Coleção Especial de Teses e Dissertações (CETD): teses e dissertações produzidas na UFSC e/ou elaboradas por professores e servidores da UFSC em cursos no Brasil ou no exterior.
2.1.2.6.3 Coleção Especial Publicações da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPU): publicações impressas que contribuem para a preservação da memória institucional da UFSC: publicações de unidades administrativas e acadêmicas da UFSC; publicações de autoria de servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC – excetuando-se teses, dissertações e monografias, inclusive às submetidas à avaliação em concurso da UFSC -; demais publicações cujo conteúdo possua significativa contribuição para a preservação da memória institucional da UFSC .
9
...