O único atraso variável
Seminário: O único atraso variável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeponlove • 30/3/2014 • Seminário • 663 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
jConsidere o envio de um pacote de uma máquina de origem a uma de destino por uma rota fixa. Relacione os componentes do atraso que formam o atraso fim-a-fim. Quais deles são constantes e quais deles são variáveis?
A rota é formada por uma série de nós intermediários e associa-se o atraso a cada nó. O primeiro atraso é associado à tecnologia store-and-forward empregada. Ele é inversamente proporcional a taxa de transmissão do link, que no exemplo será constante.
O segundo atraso tem é o processamento dos nós, que inclui a verificação da consistência dos pacotes, a extração do cabeçalho e a computação do link de saída a ser empregado. Este atraso é constante e nele costuma pesar mais o cálculo do link de saída.
Outro atraso é o de propagação, que depende da velocidade da luz no meio empregado para transmissão, ou seja, dos links, sendo constante no exemplo.
O único atraso variável é o de enfileiramento.
Este é o tempo que o pacote permanece retido nos nós aguardando a liberação do link de saída que deve ser empregado. Este tempo é o restante para que o envio do pacote que ocupa o link seja encerrado mais o tempo empregado par enviar todos os pacotes que se encontrem enfileirados assim como o em questão e que tenham maior prioridade de uso do link (normalmente por terem chegando antes).
\paragraph{Q21}
Quais são as cinco camadas da pilha do protocolo da Internet? Quais as principais responsabilidades de cada uma dessas camadas?
A camada superior é a de aplicação. Ela contém protocolos padrões da Internet, empregados pelas aplicações tanto para interagir com os serviços disponibilizados na Internet (como cliente) como para serví-los (como servidor).
Tem-se depois a camada de transporte, que presta serviço à de aplicação, abstraindo fatores associados à transmissão de dados.
Ela contém prioritariamente dois protocolos, o TCP e o UDP. Assim como estes, os protocolos desta camada diferem nas garantias que são dadas à camada superior quanto a transmissão de dados.
Dentre elas tem-se a entrega garantida, entrega em ordem, consistência dos dados.
Além destas garantias, a camada de transporte é responsável por permitir que várias aplicações possam usar simultaneamente a rede, como se a estivessem usando exclusivamente.
A próxima camada é a de rede, que é responsável por abstrair, para a camada de transporte todos os passos intermediários que um pacote deve percorrer antes de chegar ao destino.
Enquanto as camadas acima lidam com transmissões fim-a-fim entre hosts, esta camada é responsável por realizar o cálculos de rotas e realizar a comutação de pacotes tanto nos hosts como nos nós intermediários.
Na Internet este é o papel do protocolo IP, que associa um endereço único a cada host na Internet e permite que os pacotes sejam enviados pelos links corretos, sendo comutados para o próximo link na rota calculada a cada passo, chegando ao destino final.
Nota-se que nesta camada não tem-se a preocupação semântica sobre os dados: não sabe-se de que aplicação eles vem e não se preocupa-se com possíveis perdas, duplicatas, desordenações
...