TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OCUPAÇÃO DESORDENADA NA AVENIDA PRINCIPAL DO JOÃO PAULO EM SÃO LUÍS – MA

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

OCUPAÇÃO DESORDENADA NA AVENIDA PRINCIPAL DO JOÃO PAULO EM SÃO LUÍS – MA.

Ana Elizabeth Angelim Cunha. CPD.: 34814 [1] 

Edivan Nascimento Silva Júnior. CPD.: 77122 [2] 

Isaías dos Santos Moreira Barros. CPD.: 58732 [3] 

Marcella Christina T. Assunção. CPD.: 73057 [4] 

  1. Objeto de Estudo: Avenida Principal do João Paulo, entre a Avenida João Pessoa e a Avenida Perdizes.
  2. Problema: Ocupação desordenada na Avenida Principal do João Paulo.
  1. Hipóteses:
  1. Feirantes: os feirantes ocupam as margens da avenida logo, forma-se um aglomerado, sem a devida organização das bancas por produtos ou tipos de alimentos.
  2. Lixo nas ruas: o lixo nas ruas compromete a higiene, qualidade e estética dos mais diversos produtos dispostos, em alguns casos, clientes afastam-se do local pelo mau cheiro produzido. Há dificuldade para visualização de lixeiras (tonéis) nestes “amontoados”, pois quando há lixeiras, alguns destes tonéis de lixo chegam a transbordar pela quantidade de material dispensado.
  3. Vetores: os vetores são atraídos pelo resto de alimentos na avenida principal do João Paulo e algumas ruas adjacentes e, também, pelo odor fétido exalado pelo lixo disperso. Estes vetores são moscas, mosquitos, insetos e até animais de médio porte como cachorros e gatos.
  4. Estacionamento insuficiente: o estacionamento é insuficiente, pois não há estacionamento público nas proximidades, as calçadas são ocupadas por algumas lojas e suas mercadorias, por feirantes, pedestres e alguns carros. É uma zona de conflito, pois cada qual requer seu espaço. Os motoristas que querem estacionar os carros são “imprensados” e disputados por trabalhadores avulsos (flanelinhas) que ficam acomodados em praças e nas proximidades das lojas.
  5. Engarrafamento: o engarrafamento ou congestionamento é constante, principalmente, em horários de “pico”, seja entre 11h00 e 12h00 e/ou 17h00 e 18h00. Na maioria das vezes, o horário de engarrafamento se estende e causa transtorno aos motoristas e usuários de transporte público.
  6. Concentração comercial: a concentração comercial compreende toda a extensão da avenida e atrai todo o contingente populacional daquelas imediações.
  1. Proposições (tratamento):
  1. Alocação de feirantes, distanciando-os da avenida: projetar uma espécie de recuo para acomodar as bancas dos feirantes.
  2. Organização do estacionamento (sinalização horizontal e vertical): padronizar a sinalização dos poucos estacionamentos privativos existentes e criar uma pista de “amortecimento” para fluir o tráfego em parte do trecho da Avenida João Pessoa com a Avenida Perdizes.
  3. Padronização de pontos de venda: possibilitar a organização com a alternância de horários e dias e, também, por tipos de alimentos/produtos.
  4. Criação de cooperativa: a cooperativa possibilitará uma estrutura mais robusta, onde a limpeza e estética serão mantidas com maior facilidade. Os clientes terão mais opção de mobilidade e poderão optar por produtos com qualidade superior.
  1. Agentes necessários:
  1. Arquiteto;
  2. Engenheiro civil;
  3. Engenheiro de tráfego;
  4. Técnico de segurança;
  5. Demais necessários para andamento do projeto e execução da obra;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com