OS CONCEITOS GERAIS E TIPOS DE BARRAGENS
Por: DeivsonVictor • 27/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 2.552 Visualizações
[pic 1]
BARRAGENS.
DEIVSON VICTOR TELES LEITE.
RECIFE
Junho - 2017
DEIVSON VICTOR TELES LEITE
Mat. 201603416854
BARRAGENS.
Trabalho apresentado ao Professor Rildo Filho
da disciplina Hidráulica da turma do Curso de Graduação em Engenharia Civil – Flex.
Universidade Estácio de Sá – UNESA.
Recife – 06/2017
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO p.4
2 – CONCEITOS GERAIS E TIPOS DE BARRAGENS p.5
3 – DIMENSIONAMENTO DE BARRAGENS p.6
4 – CONCLUSÃO p.8
4 – BIBLIOGRAFIA p.9
4
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho versa sobre aspectos referentes à Barragens, mais concretamente sobre tipos de barragens, suas aplicações e dimensionamento.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
5
2 – CONCEITOS GERAIS E TIPOS DE BARRAGENS
Barragens podem ser definidas as como sendo elementos estruturais, construídas transversalmente à direção de escoamento de um curso d’água, destinadas a criação de um reservatório artificial para acúmulo de água. São construções de grande importância e benefícios para a sociedade, tendo como principais finalidades e objetivos:
- Aproveitamento hidrelétrico;
- Regularização das vazões do curso d’água para fins de navegação;
- Abastecimento de água para uso doméstico e industrial;
- Controle de enchentes;
- Irrigação.
As finalidades acima mencionadas poderão ser exploradas separadamente ou em conjunto. Se, por exemplo, uma baragem é instalada com o objetivo imediato de obtenção de energia elétrica, outras atividades paralelas também poderão ser desenvolvidas.
Podemos classifica-las em dois grandes grupos quanto ao seu processo executivo e material utilizado no mesmo:
- Barragens Convencionais:
- Barragem de Terra;
- Barragem de Enrocamento.
- Barragens de Concreto:
- Barragem de Concreto Gravidade;
- Barragem de Concreto em Arco,
- Barragem de Contraforte.
6
As Barragens Convencionais, de terra e/ou enrocamento são aquelas construídas com materiais naturais, argilosos ou arenosos, ou com materiais produzidos artificialmente tais como britas e enrocamentos, O material do enrocamento apresenta um alto grau de atrito para garantir a estabilidade dos taludes de montante e jusante. No caso de barragens de contenção de rejeitos, os próprios rejeitos podem ser utilizados como materiais de construção e, assim, estas estruturas são denominadas barragens de rejeitos.
As barragens construídas em concreto armado utilizam formas, armação e lançamento de concreto semelhantes à construção de outras estruturas civis tais como pontes, viadutos, pontas de ala e outras. As barragens construídas em concreto rolado (ou compactadas a rolo) utilizam concreto com traço especial (seco), lançado e compactado com os mesmos equipamentos utilizados na construção de barragens de terra e enrocamento. Essas construções exigem fundações e ombreiras em maciços rochosos.
A definição de qual o tipo mais adequado de barragem a ser executado em um determinado local de um curso d’água depende dos seguintes aspectos:
- Segurança da Construção - ligada às características inerentes do próprio local: condições geológicas, topografia, configuração do vale e dimensões da obra.
- Custo da obra - em função do preço e disponibilidade do material.
3 – DIMENSIONAMENTO DE BARRAGENS
BARRAGENS DE TERRA
No dimensionamento das barragens para justificativa das suas formas, dimensões e outras disposições do projeto, visando à verificação das condições de segurança e operacionalidade, em relação aos previsíveis cenários de acidentes e incidentes, podem-se
7
considerar os seguintes passos (NPB, 1993):
- Identificação dos principais cenários e definição das correspondentes situações de dimensionamento;
- Caracterização das ações e suas combinações, bem como das características dos materiais e das estruturas, e análise do comportamento destas últimas para as situações de dimensionamento consideradas;
- Verificação das condições de funcionalidade e segurança, tendo em atenção as prescrições do projeto a satisfazer.
BARRAGENS DE CONCRETO
As estruturas de concreto armado são, em geral, estruturas lineares (vigas, pilares, pórticos, arcos e grelhas) e estruturas laminares (cascas, placas e chapas).
...