OS DERIVADOS DA MANDIOCA
Por: Aline Vicente • 18/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 614 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
DERIVADOS DA MANDIOCA
MELHORIAS NA PRODUÇÃO
E de extrema importância o processo de melhorias na produção, pois atualmente existem diversos lugares com plantações de mandioca com qualidades diferentes de terra com padronização variada.
De acordo com SPRICIDO (2015) no Brasil, é mais tradicional que o plantio seja realizado no início da estação chuvosa, de Setembro a Outubro, e algumas pesquisas mostram que o plantio antecipado, entre Maio a Agosto, apresenta algumas vantagens, como menor incidência de pragas.
O espaço para o plantio da mandioca depende da fertilidade do solo e da variedade da mandioca, pois existem vários tipos, podendo ser raízes ou ramas e o tipo de plantação poder ser manual ou mecanizada. Para se tem uma boa vantagem na plantação e colheita recomenda-se que a plantação se feita de fileiras duplas assim teremos: um aumento na produtividade; redução do consumo de ramas e adubos; Possibilidade de plantation; Diminuição da pressão do cultivo sobre o solo; Facilidade na inspeção fitossanitárias e aplicação de defensivos.
Para temos uma melhoria na produção temos que analisar bem a matéria prima para produção, o tipo de solo, a época do plantio, a forma de plantação, e o cultivo para evitar contaminação de pragas.
BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO
A aplicação de Boas Práticas de Fabricação ao processo de produção da farinha de mandioca torna-se mais necessário uma vez que esse produto é consumido diretamente sob a forma como é adquirido, sem ter que passar por nenhum tipo de tratamento para eliminar possíveis fatores que possam causar danos à saúde do consumidor.
No recebimento das raízes, recomenda-se o armazenamento das raízes em local coberto e arejado, evitando o excesso de humidade e a perda por apodrecimento. O piso deve ser impermeabilizado para evitar contaminação do solo e possuir inclinação que permita o escoamento dos efluentes gerados naturalmente. O descascamento das raízes deve ser feito mecanicamente, com o uso de lavador-descascador, ou manualmente, os cuidados com a higiene devem ser fundamentais para evitar a proliferação de micróbios.
Após serem descascadas as raízes devem ser lavadas e deixadas de molho em água clorada, para evitar o surgimento de micróbios. A área de lavagem da mandioca deve possuir inclinação e ralos que permitam o escoamento e a drenagem dos efluentes. O piso e as paredes devem ser de material impermeável, de modo a permitir o escoamento da manipueira. A utilização da água deve ser feita de maneira racional e sustentável, evitando o desperdício de recursos naturais.
Após a trituração a massa deve ficar em tanques, para, para diminuir a exposição ao ar, diminuindo a fermentação. Embora ainda existam prensas manuais, recomenda-se que sejam trocadas por elétricas, que preservam o trabalhador, e ao mesmo tempo torna a extração mais eficiente.
A trituração tem por objetivo esfarelar a massa prensada, esse processo deve mecânico ou manual. O triturador ou peneiras devem ser higienizados periodicamente com escovas e lavados diariamente para que não haja acúmulo de crosta de massa, o que causa a fermentação a torração final é a etapa que influencia diretamente na qualidade do produto. Dela depende a cor e o sabor da farinha, elimina 90% da umidade, o que evita a formação do bolor (mofo). A farinha poderá ser acondicionada em sacos de rafia com capacidade para 50kg.
...