OS FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Por: Carolina Bernardino de Campos • 4/10/2022 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
Aluna: Carolina
Ref.: Entrega do Trabalho de Participação Individual (ROL) da aula 2 ministrada pelo professor Luciano Sales no dia 22 de agosto de 2022, curso de Gerenciamento de Projetos, disciplina de “Fundamentos de Gerenciamento de Projetos”.
RESUMO DA “AULA 2 – FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS”
O conteúdo apresentado pelo professor abordou questões relacionadas aos processos de gerenciamento de projetos e ciclo de vida de projetos, conceitos chaves abordados pelo PMBOK, destacando que os grupos de processos são independentes das fases do projeto.
Apresentou o esquema de grupos de processo e ciclo de gerenciamento ao longo do ciclo de vida do projeto; discutiu os processos de Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento, bem como as formas de interação entre os processos. Pudemos compreender a importância do processo de Controle, por exemplo, cuja qual permeia praticamente toda a vida útil do projeto, o que demonstra a necessidade do gestor de projetos em compreender o ambiente de projetos e como os processos são interativos, e não necessariamente sequenciáveis.
Abordou também as principais diferenças entre as 6ª (publicação em 2017) e 7ª (publicação em 2021) edições do PMBOK, introduzindo as complementações na estrutura da edição de 2021 como, por exemplo, a apresentação de modelos e técnicas para o gestor fazer sua escolha e aprimorá-la em seu ambiente, o que dá maior flexibilidade e possibilita a obtenção de resultados mais práticos aplicáveis à realidade do projeto; pontuou a respeito do conteúdo estar mais compacto (com metodologias ágeis – mais modernas) com ênfase no valor da entrega do projeto. Trouxe também os 12 princípios de gerenciamento, 8 domínios de desempenho, e secções inéditas, como “tailoring”, que se trata de uma “personalização” do projeto; modelos, métodos e artefatos e; o PMI standards (plataforma digital interativa), para “inputs” de membros globais para gestão de conhecimento.
Por fim, aplicou uma dinâmica para reforçar o aprendizado em aula através da atividade em equipe, que teve como foco a organização dos processos que fazem parte das áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos, fazendo com que nós, alunos, refletíssemos para a melhor organização e interação entre eles.
...