OS Fundamentos do Gerenciamento
Por: andrecrz • 23/6/2019 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 114 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Nome do aluno: André Cruzeiro da Silva
Rio de Janeiro
30/01/2017
Hoje em dia o guia mandatório dos gerentes de projetos trata-se do PMBOK, do PMI, instituto referência quando o assunto é gerenciamento de projetos. Quanto aos fundamentos do gerenciamento de projetos cabe ressaltar conceitos básicos desta disciplina esclarecendo assim o fundamento essencial da disciplina em questão:
O que afinal é um Projeto? É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
E o Gerenciamento de Projetos? É aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.
Sabe-se que um projeto, sendo temporário, tem início, meio e fim, e dentro deste tempo temos o ciclo de vido do projeto que compreende fases genéricas como : Início do Projeto, Organização e preparação, Execução do trabalho e encerramento do projeto. Além disso um projeto envolve não só recursos humanos, mas também financeiro e material.
Vale ressaltar que esta disciplina é considerada indispensável para o sucesso de uma organização, sendo assim presente em várias etapas e setores de uma organização, seja no planejamento estratégico, na busca de melhorias, na realização de uma obra ou projeto ou até mesmo no extremo de encerrar as atividades de uma corporação.
Para isso, fundamental é a gestão do conhecimento, com qualificação, pois gerenciamento de projetos trata-se de uma profissão que interliga várias áreas e não apenas do resultado de planejamento em software de cronogramas. Sendo assim o PMI oferece certificações na área, mantendo a qualificação dos profissionais como é o caso do PMP.
Apesar dos profissionais diretamentes alocadas para exercer o gerenciamento de projetos é fácil perceber que em um projeto teremos diversos outras pessoas interessadas diretamente ou indiretamente no sucesso ou na falha de um projeto. São as partes interessadas ou stakeholder.
É então a principal forma de realizar mudanças nas organizações ou em outros ambientes, com controle, qualidade e monitoramento através de métricas estabelecidas baseadas em produtividades calculadas e medidas.
Fica claro assim que cada projeto é exclusivo, composto por atividades, com início, meio e fim relacionadas entre si, entregando assim um produto singular.
São diversas as áreas de interesses gerenciais, as gestões, e essas que definem o planejamento e a execução do gerenciamento, são elas: escopo, custos, tempo, qualidade, pessoas e equipes. As parte do produto ou do gerenciamento formam processos distintos.
Mas afinal o que é processo? Conjunto de recursos e atividades realizadas que transformam insumos em resultados, atingindo objetivos definidos
Pouco é falado nos processos do gerenciamento de projetos, que são utilizados para aplicar as dez áreas de conhecimento
...