Origem legislativa
Resenha: Origem legislativa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brendamaira • 18/3/2014 • Resenha • 333 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
Quanto à Origem Legislativa
Podem ser Federais, Estaduais ou Municipais.
· Leis Federais: São elaboradas nas Casas Legislativas Federais, com a sanção do Presidente da República.
· Leis Estaduais: São elaboradas e aprovadas nas Assembléias Legislativas, com a sanção do Governador.
· Leis Municipais: São elaboradas e aprovadas pela Câmara dos Vereadores e tem a sanção do Prefeito.
Quanto à Duração
· Temporárias: As Leis Temporárias, excessão no Ordenamento Jurídico, já nascem com um tempo determinado de vivência. Geralmente surgem para atender a uma situação circunstancial ou de emergência. Ex.: A Lei 9.311/96 da CPMF.
· Permanentes: São editadas para vigorar por tempo indeterminado, deixando de ter vigência apenas mediante outro ato legislativo que as revogue. Ex.: A Consolidação das Leis do Trabalho.
Quanto à Amplitude ou Alcance
· Leis Gerais: São as que disciplinam um número indeterminado de pessoas e atingem uma gama de situações genéricas. O Código Civil Brasileiro é um exemplo de Lei Geral.
· Leis Especiais: São as que regulam matérias com critérios particulares, diversos das Leis Gerais. Exemplo disso é a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245, de 18/10/91), que cuida diferentemente do Código Civil a respeito da locação de imóveis.
· Leis Excepcionais: no dizer de Orlando Gomes (1983:53), as que “regulam, por modo contrário ao estabelecido na Lei Geral, fatos ou relações jurídicas que, por sua natureza, estariam compreendidos nela”. Ex.: Os Atos Institucionais suprimiam muitas das garantias constitucionais, como o AI-1 de 09/04/1964, que suspendeu por dez anos os direitos políticos de todos aqueles que poderiam ser contrários ao regime.
· Leis Singulares: Só pode ser assim rotulada para compr
...