Os Aglomerantes
Por: fernandenhow • 16/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.374 Palavras (14 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
AGREGADOS
V1 - VT
Niterói
2015
FACULDADE UNIVERSO
AGREGADOS
Fernando Barbosa da Costa
Clayton Marlon
UNIVERSO
2015
FACULDADE UNIVERSO
AGLOMERANTES
Projeto apresentado por Fernando Barbosa da Costa e Clayton Marlon, à Faculdade Universo, como um dos requisitos para a obtenção de nota para a matéria de Materiais de Construção Civil I (6538).
Orientador(a):
Prof(a).(Dr./Ms./Esp.)Antônio Carlos Lopes Filho
UNIVERSO
2015
INTRODUÇÃO
Designam-se por aglomerantes todos os produtos que são utilizados como elementos ligantes nos aglomerados, tal como a cal, o gesso, o cimento, o alcatrão e o asfalto.
elementos ativos que entram na composição das pastas, argamassas e concretos empregados na construção civil para fixar ou aglomerar materiais entre si. materiais pulverulentos na presença de água ou do ar atmosférico, formam uma pasta capaz de endurecer em virtude de reações químicas.
Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas
Aglomerantes são materiais ligantes,em geral pulverulentos que servem para solidarizar os grãos de agregados inertes. Os aglomerantes são utilizados para se obter a argamassas e concretos, em uma forma pastosa ou em forma denata.Podemos classifica os aglomerantes quanto o seu principio ativo em:
-Hidráulicos: endurecem até mesmo debaixo da água.São mais resistentes que os aéreos.
-Aéreos: são aqueles que só endurecem na presença do ar, causada pela ação química do CO2.
Como exemplos de aglomerantes têm o Cimento, cal e gesso.
Cal
Produzidos a partir da calcinação das rochas calcárias, formando como resultado final, dois tipos: Cal hidráulica e a cal aérea (cal virgem e hidratada). A calcinação é feita pela reação das rochas calcárias junto ao calor á uma temperatura elevada (900).A cal virgem (CaO ou CaO.MgO), pouco usado nas obras, reage ao ar. Ao comprarmos a cal, muitas vezes não o usamos na forma virgem, pois adicionamos areia e água, fazendo uma hidratação. Essa hidratação reage e libera muito calor, e pode demorar uns dois dias para hidratar por completo. Essa reação CaO + H2O, gera o Ca(OH) 2, chamado também de cal extinta.
Com o tempo, a cal absorve o CO2 do ar, e libera água, fazendo a reação inversa, reação chamada de recarbonatação, depois disso o cal fica duro, como a rocha, esse é o processo de endurecimento do cal. Pode ser usado em várias áreas, como por exemplo: Em aquários, aumentando a calcinação da água; na industria petroquímica, tratar queimaduras, na medicina; na construção civil etc.
Na construção civil pode ser usadas como revestimento de paredes, pinturas (chamada de caiação), ou como assentamento de tijolos.
Existe também a cal hidráulica, como pelo nome diz, ele reage com a água, muito usado em...
Elemento obrigatório, o resumo deve conter a apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, especificando os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deve ser redigido de forma impessoal, com o verbo na voz ativa, não excedendo a 500 palavras, em um parágrafo único, com espaçamento simples, seguido de até cinco palavras-chave.
Espaço de 1 linha
Espaço de 1 linha
Palavras chaves: aqui o autor deverá eleger três palavras-chave que digam respeito ao tema abordado
1. Aglomerantes
1.1 Definição e Uso: Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.
1.2 Pastas: São, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos.
1.3 Natas: São pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.
2. Classificação dos Aglomerantes:
2.1 Ativos Aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo, a cal aérea.
2.2 Hidráulicos: são os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo, a cal hidráulica, o cimento Portland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação.
2.3 Poliméricos: são os aglomerantes que tem reação devido à polimerização de uma matriz.
3. Pega
3.1 Conceito: Pega é a perda de fluidez da pasta. Ao se adicionar, por exemplo, água a um aglomerante hidráulico, depois de certo tempo, começam a ocorrer reações químicas de hidratação, que dão origem à formação de compostos, que aos poucos, vão fazendo com que a pasta perca sua fluidez, até que deixe de ser deformável para pequenas cargas e se torne rígida.
3.2 Início de pega: Um aglomerante hidráulico é o período inicial de solidificação da pasta. É contado a partir do lançamento da água no aglomerante, até ao início das reações químicas com os compostos do aglomerante. Esse fenômeno é caracterizado pelo aumento brusco da viscosidade e pela elevação da temperatura da pasta.
3.3 Fim de pega: Um aglomerante hidráulico é quando a pasta se solidifica completamente, não significando, entretanto, que ela tenha adquirido toda sua resistência, o que só será conseguido após anos.
...