Os Elementos Estruturais de Concreto Armado Elementos estruturais básicos
Por: MIBMACRUZ • 7/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 830 Palavras (4 Páginas) • 528 Visualizações
3.1 Elementos Estruturais de Concreto Armado Elementos estruturais básicos:
- LAJE MACIÇA: elemento estrutural bidimensional, geralmente horizontal, constituindo os pisos de compartimentos; suporta diretamente as cargas verticais do piso, e é solicitado predominantemente à flexão (placa); apoiado em seu contorno nas vigas, constituindo os pisos dos compartimentos; recebe as cargas do piso transferindo-as para as vigas de apoio;
É de seção homogênea, executadas sobre formas, que as moldam, e escoramentos, que as sustentam até que adquiram resistência própria. As lajes maciças de concreto, com espessuras que normalmente variam de 7 a 15cm, são comuns em edifícios de múltiplos. Apresentam vantagens nos aspectos custo e facilidade de construção. A espessura econômica para lajes está associada ao tamanho dos vãos. Os vãos econômicos para lajes maciças de concreto armado ficam em torno de 4 a 7m, resultando áreas de
VIGA: elemento unidimensional (barra), geralmente horizontal, que vence os vãos entre os pilares apoiadas neles, dando apoio às lajes, às alvenarias de tijolos e, eventualmente, a outras vigas, e é solicitado predominantemente à flexão; e transfere para os pilares as reações das cargas que ela recebe das lajes e alvenarias.
- PILAR: elemento unidimensional (barra), geralmente vertical, que garante o vão vertical dos compartimentos (pé direito) fornecendo apoio às vigas, e é solicitado predominantemente à compressão. As solicitações predominantes relacionadas acima estão associadas ao que chamamos de comportamento principal ou comportamento primário dos elementos estruturais. As ligações rígidas existentes entre os diversos elementos acarretam a presença de outras solicitações. As reações que recebem das vigas e suas solicitações transfere as cargas para as fundações.
- FUNDAÇÃO: Elementos estruturais de fundação são elementos tridimensionais que transferem ao solo as cargas provenientes dos pilares, considerando as características mecânicas envolvidas. As fundações podem ser classificadas em:
- Diretas ou rasas quando a transferência de carga se der a pequena profundidade. Neste caso, o elemento estrutural de fundação que distribui a carga do pilar para o solo chama-se sapata direta;
- Profundas em estacas ou em tubulão, quando a transferência de carga se der a “grande” profundidade. Neste caso, o elemento estrutural de fundação que transfere a carga do pilar para as estacas ou tubulões chama-se bloco. No caso desse edifício foi utilizado tubulões.
Elementos estruturais complementares são os elementos estruturais que completam a estrutura do edifício e que, normalmente, são formados por uma combinação dos elementos estruturais básico: escadas, caixa d’água, muro de arrimo, vigas-paredes.
A partir de cada solução fez- se o dimensionamento das soluções estruturais estudas, para um pavimento tipo, de acordo com as particularidades de cada solução em estudo.
Fez se também o levantamento e avaliação do consumo de materiais, quantificando aço, concreto e formas necessárias para a realização das estruturas.
O Royal Garden Centro Empresarial é um edifício inteligente, foi projetado para quem quer trabalhar com conforto e segurança, tornando-o agradável devido a otimização dos sistemas, estruturas, serviços, gerenciamento e manutenção.
...