Os Estados Físicos da Matéria
Por: luane.viana • 16/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.488 Palavras (6 Páginas) • 553 Visualizações
SUMÁRIO:
- Introdução......................................................................................3
- Objetivos .......................................................................................4
- Objetivos Gerais.......................................................................4
- Objetivos Específicos...............................................................4
- Os estados físicos da matéria........................................................5
- Estado Sólido...........................................................................5
- Estado Líquido.........................................................................5
- Estado Gasoso........................................................................5
- Plasma.....................................................................................6
- Condensado de Bose-Einstein.................................................6
- Condensado de Fermiônico.....................................................7
- Superfluído de Polaritons ........................................................7
- Os estados intermediários da matéria...........................................8
- Colóide.....................................................................................8
- Superfluído...............................................................................8
- Fluído supercrítico....................................................................9
- Supersólido..............................................................................9
- INTRODUÇÃO
Há quem pense que os estados da matéria se resumem aos três clássicos: Sólido, Líquido e Gasoso. Poucos os que conhecem o Plasma e o Bose-Einstein, A falta de conhecimento acerca dos outros se relaciona às condições extremas em que a matéria deve ser condicionada, dificultando assim a disseminação dos mesmos fora do mundo científico.
- OBJETIVOS
- Objetivos Gerais
- Objetivos Específicos
- OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Os estados físicos da matéria são considerados uma propriedade que se relaciona à configuração macroscópica e microscópica da matéria, relativa ao movimento das partículas pertencentes à substância. Conforme uma maior velocidade das partículas, maior a agitação e mais afastadas estarão, o contrário também ocorre, quanto menor a velocidade, menor a agitação e consequentemente menor o afastamento entre elas. É de familiaridade três estados físicos da matéria: o sólido, líquido e gasoso, um exemplo habitual para demonstrar esses estados é a água.
- No estado sólido (gelo): as moléculas encontram-se muito próximas e fortemente atraídas umas nas outras, com movimento praticamente nulo (apenas vibram). E macroscopicamente possui forma e volume fixos.
- No estado líquido: possui suas moléculas moderadamente próximas, com atração e movimento relativamente médios. Macroscopicamente detém de forma definida, todavia, de forma variada, que por ser maleável assume a forma do recipiente que foi colocado.
- No estado gasoso (vapor): possui suas moléculas distantes umas das outras, com repulsão e movimentos rápidos. Macroscopicamente apresenta volume e forma indefinidos, já que ocupa todo espaço concedido.
[pic 1]
Referências: https://www.infoescola.com/quimica/estados-fisicos-da-materia/ acesso: 15 de Abril de 2018 as 9 horas e 35 minutos
- O plasma (4º estado físico da matéria):
Os estados físicos são definidos pelas forças que atuam nas moléculas, pela temperatura e pressão. Um material sólido possui suas partículas organizadas e com forte atração entre elas, deste modo, suas moléculas estão ligadas de uma forma que necessita de determinada energia para ser quebrada. Ao aquecer uma matéria sólida as ligações poderão ser rompidas, fazendo que a matéria mude do estado sólido para o estado líquido. Essa matéria se continuar recebendo energia terá mais ligações quebradas e consequentemente mudará de estado de novo, e passará do líquido para o gasoso. Mas se esse mesmo material, que está no estado gasoso continuar a receber energia, sua temperatura ficará cada vez mais alta, até onde mudar novamente de estado físico, denominado plasma.
O plasma é um estado físico semelhante ao gasoso. Ao considerar que nas mudanças de estados físicos, quanto mais energia a matéria receber, mais agitadas ficam suas partículas, quando se aquece um gás, há colisões entre suas moléculas rompendo assim suas ligações moleculares e restando apenas átomos isolados. Além disso, pode ocorrer de romper as ligações de elétrons e no núcleo, levando a ionização dessas moléculas e dos átomos. Se uma parte da matéria fica ionizada, ela deixa de ser gasosa, pois suas propriedade mudam. Uma propriedade é que como o material em plasma possuem ions ele se torna condutor elétrico e com parte da matéria ionizada, as moléculas deixam de interagir entre colisões e começam interagir por forças eletromagnéticas.
Referências: https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/n15_Ziebell.pdf Acesso 15 de Abril de 2018 as 10 horas e 45 minutos
Em todos os lugares onde a matéria está extremamente quente, ela se encontra no estado plasmático, devido à energia cinética das partículas que compõem o plasma, a maior parte da matéria visível do universo, como o sol, as estrelas e os cosmos onde a temperatura chega a varias dezenas de milhões de graus.
Referências: Acesso 15 de Abril de 2018 as 11:25
- Condensado de Bose-Einstein
O condensado de Bose-Einstein é o quinto estado da matéria e é obtido quando a temperatura chega ser tão baixa que as moléculas entram em colapso. Em 1995, físicos norte-americanos concentraram e congelaram átomos a uma temperatura de 273 graus Celsius negativos. Com isso observaram uma porção da matéria se comportando de maneira extremamente metódica, vibrando com mesma intensidade e na mesma direção como um único átomo Essa organização acontece ao extremo apenas no quinto estado da matéria. Essa propriedade não é encontrada em outros estados da matéria, que no qual os átomos apresentam diferentes formas e níveis de vibração. Os físicos especulam utilidade dessa característica no futuro, para aplicações em campos como computação quântica ou novas formas e lasers.
...