Os Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Por: luizfelipelfo • 28/8/2020 • Trabalho acadêmico • 2.596 Palavras (11 Páginas) • 118 Visualizações
Trabalho da disciplina de
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Professor: João Ricardo Barroca Mendes
[pic 1]
Nome: Luiz Felipe de Oliveira
Turma: Gestão de Projetos 46 (GE PROJ 46)
[pic 2]
Sumário
1 – Introdução 3
2 – Projeto 4
3 – Processos 6
4 – Etapas do Projeto 7
4.1 – Abertura 7
4.2 – Gerenciamento e Execução 7
4.3 – Finalização 9
5 – Utilização Pessoal e Considerações Finais 10
1 – Introdução
Gerenciamento de projetos é uma área que vem recebendo uma grande fortificação no mercado mundial, visto que para toda e qualquer atividade que necessite basicamente de um englobamento entre: prazo, recurso e escopo é necessário um controle, métodos e ferramentas que façam com que estes sejam executados com êxito.
O modo, ou melhor, a forma do gerenciamento do projeto varia desde um “projeto” pequeno da reforma de um cômodo residencial até a implementação de uma usina nuclear por exemplo. Pois, devido a responsabilidade e tamanho do projeto, serão necessários acompanhamentos e necessidades de ferramentas que visem um melhor desempenho de controle e ação.
Como uma definição particular, um bom gerente de projetos não é aquela pessoa que sabe resolver todos os problemas e/ou possui todas as respostas, porém, sabe encontrar as pessoas e/ou os recursos que possam ser as ferramentas necessárias para os problemas apresentados.
Um dos pilares utilizados atualmente pelos gerentes de projetos são os métodos e práticas encontrados no PMBOK, utilizados normalmente de forma quase consensual entre os gerentes de projetos, informativo realizado pelo PMI (Project Management Institute).
“Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.”
(Guia PMBOK® Sexta Edição).
2 – Projeto
Um projeto consiste em um empreendimento específico que necessariamente seja algo: temporário, ou seja, o projeto possui um início e fim; atuação progressiva, com desenvolvimento através de etapas, iniciando-se de forma geral e tendendo a uma melhor descrição conforme o andamento do projeto; e, por fim, o resultado que consiste na consolidação do objetivo inicial, sendo ele um produto, serviço ou resultado único.
A forma de gerenciamento pode ser realizada de distintas maneiras quando relacionados a projetos.
Quando se procura um melhor desenvolvimento e foco no desenvolvimento trata-se do gerenciamento de um único Projeto, pois neste haverá um enfoque maior, com atividades e controles melhores detalhados.
Ao se tratar de um grupo de projetos que em conjunto visam obter melhor benefícios quando executados de forma individual, este se denomina Programa, e é gerenciado de forma coordenada. Este tipo de utilização, é utilizado de forma à auxiliar os gerentes de projetos.
E, por fim, há também a utilização do Portfólio, este é um abrangente dos projetos individuais juntamente com o programa. Tem como principal finalidade o atendimento dos objetivos de forma estratégica com enfoque em monitoramento de mudanças que possam ser acarretados pelo ambiente externo.
[pic 3]
Todo projeto é baseado nos três pontos do triângulo sagrado:
- Prazo: período de início e fim de um projeto, um dos pilares para a definição de sucesso de execução, um projeto com uma variação discrepante da sua entrega pode definir uma má gestão dos recursos e atividades executados.
- Recursos: são materiais, ferramentas, mão de obra que estarão disponíveis para a utilização dentro do projeto. Estes devem ser organizados, distribuídos e utilizados da melhor maneira para que tudo ocorra conforme o previsto.
- Escopo: definição de atividades e ações, com delimitação de prazos e responsáveis.
“O equilíbrio do triângulo é essencial para uma boa gestão do projeto.”
Em caso de alteração em qualquer uma das pontas pode haver impacto nas outras duas, podendo ser positivo ou negativo dependendo da ocorrência, por exemplo:
Aumento no prazo = pode resultar na diminuição de recursos e/ou aumento no escopo;
Diminuição no prazo = pode resultar no aumento de recursos e/ou diminuição no escopo;
Aumento no escopo = pode resultar no aumento de recursos e/ou prazo;
Diminuição no escopo = pode resultar na diminuição de recursos e/ ou prazo;
Aumento de recursos = pode resultar na diminuição do prazo e/ou aumento do escopo;
Diminuição de recursos = pode resultar no aumento do prazo e/ou diminuição do escopo.
3 – Processos
Para a execução de um projeto são englobados diversos processos individuais e também grupos de processos que consistem em alinhar e organizar o andamento do projeto. A forma com que são executados esses processos podem impactar positiva ou negativamente no andamento do projeto, visto que o resultado de um processo pode impactar diretamente em outro.
Dentre os processos principais estão: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Finalização.
Dos processos listados acima há uma interligação maior entre Planejamento, Execução e Controle, esta se dá basicamente pela sigla PDCA (Process, Do, Control e Action), ou seja, há um planejamento de ações, estas devem ser executadas e posteriormente controladas. Em caso de inconformidade nas ações executadas, o controle deverá avaliar se foi um erro de execução ou no planejamento, e com isso tomar uma ação de refazer a ação ou replanejar o processo.
...