Os Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Por: Pedro Anjos • 19/10/2019 • Resenha • 506 Palavras (3 Páginas) • 152 Visualizações
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos.
- Histórico.
Sabemos que Projeto não é algo novo uma vez que tem sido utilizado há muito tempo. As pirâmides do Egito, as cidades do Império Romano, a Muralha da China entre outros monumentos da antiguidade foram construídos a partir de um projeto.
No entanto, por mais que existissem tais projetos, sabe-se que a forma de coordena-los, gerenciá-los eram totalmente distintas da forma que ocorre hoje. Atualmente existem instituições, como o Project Management Institute (PMI), focadas no estudo de gestão de projetos.
- Conceitos
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Ou seja, projetos são ações finitas, singulares e que são criados para materializar ideias de organizações.
Não se pode confundir Projetos com Operações. Sabe-se que possuem algumas similaridades como: são realizados por pessoas; limitados aos recursos disponíveis; são planejados, executados e controlados. No entanto apresentam algumas diferenças pontuais: as operações são contínuas e repetitivas, como por exemplo a impressão do jornal de circulação local que é feita diariamente. Já os projetos são temporários e únicos, como por exemplo a construção de um telejornal, por mais que apresentem um roteiro, blocos de notícias, sempre teremos algo que tornará aquela edição única e singular.
Além disso, temos o Business case do projeto, que é um estudo documentado de viabilidade econômica usado para determinar a validade dos benefícios de um componente ainda sem definição suficiente, usado como base para autorização de outras atividades de gerenciamento de projetos.
Assim sendo, um Business case inclui as necessidades do negócio, como o escopo do negócio, quais são as partes interessadas no projeto; faz uma análise da situação, identificando assim as estratégias, metas e objetivos organizacionais atrelados ao projeto, identificação dos riscos, por exemplo; recomendações, como uma declaração da opção recomendada a ser buscada no projeto; avaliação, ou seja, uma declaração que descreve o plano para a medição de benefícios que o projeto entregará.
- Projetos alinhados à estratégia das organizações.
Os projetos são geridos com o fim de materializar a estratégia empresarial, ou seja, uma determinada empresa, possui seus valores, sua missão e sua visão e os projetos, juntamente com os programas e o portfólio servem de ferramentas para atingir tais objetivos.
Por exemplo. Imaginemos uma empresa da indústria da construção civil que tem como visão ser a maior empresa de infraestrutura de saneamento básico do Distrito Federal, atrelado a essa visão, ela tem a sua missão que é realizar obras que forneçam estruturas básicas para todos os bairros do DF. Para tanto é necessário determinar a forma que os colaboradores dessa empresa devem agir – os valores. Essa é, de forma básica a estratégia da empresa. Para atingir os objetivos dessa empresa são necessários os projetos e os programas, que juntos e atrelados a estratégia da empresa, constituem o portfólio da empresa.
- Conclusões
Percebe-se que foram abordados nesta primeira aula conceitos fundamentais para um bom desenvolvimento da disciplina. Tomei a liberdade de aprofundar alguns conceitos com o auxílio do PMBOK 6ª Edição e da apostila de Gestão de Projetos fornecida pela Professora.
...