Os Instrumentos de Navegação
Por: Antonino Piscopo Neto • 9/1/2024 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 63 Visualizações
Com o passar dos anos, a evolução dos equipamentos se deu de maneira precisa para a melhoria e segurança da navegação, exemplos clássicos quanto a evolução foi a implantação do piloto automático, com uma "perda" de variação do rumo em grau mínimo, a precisão de medida de velocidade através do odômetro doppler tanto quanto através de RPM, deixando um pouco obsoleto mas não descartado o odômetro de superfície, onde se teria uma trabalhabilidade maior tanto ao seu lançamento, acompanhamento, retirada até a informação chegar ao comando.
Por trabalhar embarcado em navegação interior não tenho a certeza quanto ao trabalho em alto mar, isso me coloca em posição de abdicar contras quanto aos equipamentos, a não ser em uma "falha" onde a humanidade perdeu uma evolução continuada, sendo de 3 A.C até 13 D.C, vejo isso como uma problemática evolutiva.
Agulhas magnéticas.
Navegação com 110 graus magnéticos, trabalha com a declinação e o magnetismo residual com o local que está sendo navegado, o tempo não interfere em seu trabalho.
Prós
As agulhas magnéticas sofrem influência de praticamente todos objetos de metal o que ocasionar erros, isso se chama desvio da agulha, não é tão precisa de usar, suas informações não podem ser transmitidas com facilidade para outros sistemas.
Agulhas giroscópicas
Apontar para o norte verdadeiro, não sendo dependente do magnetismo da Terra, não é afetada por objetos magnéticos, pode ser agregada a outros equipamentos como o radar, piloto automático, entre outros.
Prós
Por ser elétrica precisar de uma maior manutenção e estar sujeita às avarias próprias de equipamentos elétricos
Rosa dos ventos
Usada para referência a localização absoluta em mapas e cartas, indica direção, frequência num determinado local além de indicar a direção do vento ajudando a traçar estratégia para navegação.
Prós
No entanto sua principal desvantagem é que esse processo de orientação não pode ser realizado a noite e em dia nublado.
Kalunga
Indicação de proada, linha de Fé ou vetor de rumo.
Prós
Auxílio na carta náutica digital 100% confiável.
Contra
É um aparelho que deve ser adquirido separadamente da carta náutica e suas aparelhagens
Dsc Chamada seletiva Digital
Mundialmente usado, conhecemos como rádio das embarcações, antena VHF de frequência e ondas radio, no Brasil é homologado pela Marinha do Brasil, usualmente trabalhado no canal 16
Prós
Troca de informações, combinação de cruzamentos, permissão de passagens, dentre outros.
Contra
Com uma distância longa, ou alta densidade de floresta perdemos sinal comumente.
Carta náutica / Carta náuticas digital
A carta náutica impressa ainda é bastante importante na navegação.
Porém a usual nas embarcações hoje são as eletrônicas.
Prós
Trabalha junto com GPS dando posicionamento exato.
Contras
Em embarcações devem ser adquiridos aparelhagem completa assim como a carta náutica, seja ela via USB, cartão de memória, ou GPS.
...