Os Riscos Ergonômicos
Por: EduardoBevilaqua • 10/6/2015 • Relatório de pesquisa • 553 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
UNIT
UNIVERSIDADE TIRADENTES
EDUARDO BEVILAQUA
PESQUISA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS:
RISCOS ERGONÔMICOS.
ARACAJU
2013
EDUARDO BEVILAQUA
PESQUISA DE GERENCIAMENTO DE RISCO:
RISCOS ERGONÔMICOS.
Trabalho apresentado ao professor Alex Melo Santos que servirá como forma de avaliação para a disciplina de Gerenciamento de riscos.
Aracaju
2013
RISCOS ERGONÔMICOS
São os riscos ligados à execução e à organização de todos os tipos de tarefas que envolvam postura incorreta ou equipamentos inadequados as atividades. Por exemplo, a altura inadequada do assento da cadeira, a altura de encosto das costas, altura do monitor na mesa de trabalho, a distância insuficiente entre as pessoas numa seção, a monotonia do trabalho, e treinamento inadequado ou inexistente, etc.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define a ergonomia como a "aplicação das ciências biológicas humanas em conjunto com os recursos e técnicas da engenharia para alcançar o ajustamento mútuo, ideal entre o homem e seu trabalho, e cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem estar no trabalho".
Agentes ergonômicos geram distúrbios psicológicos e fisiológicos e podem provocar sérios danos à saúde do trabalhador podendo comprometer sua produtividade, saúde e segurança.
Para evitar que esses agentes comprometam a atividade é necessário adequar o homem às condições de trabalho, do conforto físico e psíquico e ambiente organizado.
Essa adequação pode ser obtida por meio de melhores condições de higiene no local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos, uso de ferramentas adequa- das, alterações no ritmo de tarefas e postura adequada.
CONCLUSÃO
Neste relatório conclui-se que os riscos ergonômicos e seus agentes são responsáveis por grande número de acidentes de trabalho e afastamentos e investimentos em maquinário e equipamentos, como treinamentos dos funcionários é um grande aliado para diminuição desses agentes causadores, porque tornam o trabalho mais fácil e organizado aumentando também a capacidade de produzir resultados maiores e melhores em um ambiente saudável e organizado.
REFERÊNCIAS
NETO, Martins Edgar. Apostila de Ergonômia, Artigo Prof. Edgar Martins Neto. Disponivel em: http://www.ergonomianotrabalho.com.br/artigos/Apostila_de_Ergonomia_2.pdf .
...