TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Vários tipos de antenas existentes

Por:   •  24/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA

ANTÔNIO CARLOS BOCALETE FILHO

VANDERLEY RODRIGUES DE SOUZA JUNIOR

WELLINGTONDE SOUZA TOLEDO

ANTENAS

7º PERÍODO

São José do Rio Preto, 2018

RESUMO: Este trabalho consiste em apresentar os vários tipos de antenas existentes, suas características e suas utilizações em diversos seguimentos e locais. Explicações diversas sobre linhas de transmissão suas utilizações e ondas estacionarias.

1 INTRODUÇÃO: O italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) em 1906 foi quem inventou a antena.  Dispositivo para a captação ou irradiação de ondas eletromagnéticas. È formada por conjunto de fios suspensos a certa altura, colocados em torres, ou no alto dos edifícios.  Antena recebe e transmite ondas eletromagnéticas. Estas ondas propagam-se no espaço sem necessidade de fios condutores. Os primeiros testes para seu desenvolvimento foi utilizado arame esticado, depois com o desenvolver da tecnologia as antenas foram ganhando formatos e aperfeiçoamento na sua tecnologia. 

2 TIPOS DE ANTENAS:  existe vários tipos de antenas, cada uma com sua linha de aplicação para maior rendimento tanto na transmissão quanto na recepção, visando assim sempre o quanto menos de percas e atingindo assim o Maximo de performance e qualidade do equipamento no momento da transmissão. Abaixo alguns modelos e suas características e funcionalidades.

2.1 ANTENA MONOPOLO: Mono pólo diz respeito a uma antena que só tem uma parte física  somente um pólo da antena. Na verdade, ela tem os dois, mas um é virtual. É isso o significado de antena mono pólo. Ela também recebe o nome de antena vertical, estas antenas estão presentes no nosso dia a dia no cotidiano. A antena vertical tem somente um pólo físico . Conseqüentemente, o sinal irradia em todas as direções constante mesmo com mudanças no seu posicionamento. A faixa de trabalho destas antenas dês das enormes ELF que são utilizadas nas frequências de 3.0hz  a 30hz até as microscópicas mono pólos impressas freqüência de EHF 30ghz a 300ghz.

ELF: FREQUENCIA EXTRA BAIXA

EHF: FREQUENCIA EXTRA ALTA

[pic 1][pic 2]

                        Modelos de antenas mono pólos

2.2 ANTENA  DIPOLO: A antena dipolo é constituída de dois condutores , e o seu tamanho é proporcional ao da onda que se deseja captar , a antena tem dois monopólios no mesmo eixo central onde se encontra a conexão do equipamento eletrônico de seu uso.A antena dipolo pode ser utilizada tanto na vertical quanto na horizontal dependendo da polarização da onda eletromagnética , se a onda eletromagnética estiver na horizontal sua utilização será na horizontal se a onda eletromagnética estiver na vertical sua polarização será na vertical.

Dipolo de meia onda recebe este nome porque o comprimento total da antena de ponta a ponta é a metade do comprimento da onda usada na transmissão ou recepção

[pic 3][pic 4]

ANTENAS DIPOLO

2.3 ANTENAS YAGI: Esta antena tem este nome por ter sido desenvolvida por  Hidetsugu Yagi, professor da Universidade de TohokuJapão, e por seu colega e assistente Shintaru Uda .

Esta antena consiste em um dipolo e outros elementos que recebem o nome de parasíticos (refletores ou diretores). O refletor necessita ser maior que o dipolo no caso da mesma estiver no sistema irradiante com a finalidade de refletir.

No caso da antena yagi o receptor é colocado na direção contraria a propagação da onda eletromagnética. A polarização desta antena é de acordo com a necessidade tanto na horizontal quanto na vertical.

[pic 5] 

Antena yagi: de toda esta haste apenas duas faz o papel de captar o sinal

2.4 ANTENAS PARABOLICA: Antena parabólica é a mais vista a mais comum entre todas, a antena parabólica tem este formato padrão que recebe o sinal vindo do satélite e o direciona direto para o centro onde se encontra o lnb, qualquer sinal forte ou fraco que chegue há antena parabólica é direcionado para o mesmo local por isso toda essa eficiência mesmo com sinais baixos.

LNB (Low Noise Block) CONVERSOR DE BAIXO RUIDO: equipamento responsável por receber sinais e fazer uma redução da freqüência para que chegue ate o receptor.

[pic 6][pic 7]

Modelos de antenas parabólicas

2.5 ANTENAS EM LENTES: As antenas em lentes são utilizadas para o alinhamento do feixe em freqüências maiores que 3ghz. Estas antenas são fabricadas em poliestireno, mas são empregados outros materiais. O funcionamento desta antena consiste que os raios das bordas sofrem uma maior refração do que aqueles próximos ao centro deste modo o feixe é alinhado.

[pic 8]

Antena de lente

2.6 ANTENAS HELICOIDAIS: Antenas de formatos cilíndricos ou cônica sendo sua estrutura base plana terra, transformador de impedância e helicóide. Característica principal são polarização circular e largura de faixa de operação, mantendo o ganho sempre Maximo e a impedância constante.

[pic 9]

Antena helicoidal.

3.1 LINHAS DE TRANSMISSÃO: Finalidade de seu desenvolvimento, transferir sinal eletromagnético por um meio físico usando linhas e cabos de variadas características, entre a fonte ate a carga. Alguns exemplos são as interligações entre a antena da sua residência ate o seu aparelho de TV ou interligação da sua antena de internet ate o seu roteador etc. são muito as aplicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (385.2 Kb)   docx (235.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com