Os controladores lógicos programáveis (CLP)
Por: Jefferson Alves • 20/9/2018 • Trabalho acadêmico • 756 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Os controladores lógicos programáveis (CLP) surgiram da necessidade de formular controles lógicos que antes eram realizados por reles de baixa confiabilidade, difícil manutenção e grandes dimensões, por controladores de maior flexibilidade, capaz de suportar o ambiente industrial, de fácil manutenção e que pode ser programado e reprogramado.
Atualmente os CLP’s são equipamentos bem mais complexos, atuando tanto em controle discreto quanto na automação de manufatura em processos contínuos, com as mais variadas capacidades, podendo controlar processos independentes ou comunicar-se com outros controladores ou com sistemas de supervisão.
A linguagem Ladder foi a primeira que surgiu na programação dos CLP’s, pois sua funcionalidade procurava imitar os antigos diagramas elétricos. O objetivo era o de evitar uma quebra de paradigmas muito grande, permitindo assim a melhor aceitação do produto no mercado.
O diagrama de contatos (Ladder) consiste em um desenho formado por duas linhas verticais, que representam os polos positivo e negativo de uma bateria, ou fonte de alimentação genérica. Entre as duas linhas verticais são desenhados ramais horizontais que possuem chaves. Estas podem ser normalmente abertas, ou fechadas e representam os estados das entradas do CLP. Dessa forma fica muito fácil passar um diagrama elétrico para linguagem Ladder.
2. PROBLEMA
A – Desenvolver uma programação em Ladder para automatizar o controle de temperatura de um motor
B – Simular o programa utilizando o modulo PLC zap 900
3. OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo simular um controle de temperatura de um motor a partir de uma programação em Ladder. Para isso foi utilizado o equipamento CLP zap 900 e o software de programação em Ladder SPDSW.
CLP ZAP 900 Software SPDSW
4. FÓRMULA DA INTERPOLAÇÃO
VAL_ue = (VAL_uc_user – VAL_uc_min) * (VAL_ue_max – VAL_ue_min) + VAL_eu_min
(VAL_uc_max – VAL_uc_min)
1. VAL_ue: Valor convertido para unidade de engenharia referente ao valor VAL_uc_user fornecido em unidade analógica do controlador. Nesse exemplo gera valores convertidos na escala de -10 a 150ºC.
2. VAL_uc_user: Valor na escala analógica lido da entrada analógica do controlador de HI, que deve ser convertido para unidade de engenharia. Nesse exemplo, gera valores de 0 a 4095 (escala de 12 bits do conversor analógico /digital (AD) do controlador).
3. VAL_ue_min: Escala mínima da variável em unidade de engenharia. 25ºC
4. VAL_ue_max:
...