Os critérios para o processo de planejamento
Artigo: Os critérios para o processo de planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: homeropereira07 • 19/11/2013 • Artigo • 300 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
ESCALONAMENTO
O escalonamento de processos é uma tarefa complicada, pois nenhum algoritmo é totalmente eficiente e a prova de falhas, principalmente em se tratando de sistemas interativos, como o Windows, pois a interação com o usuário é fundamental para este sistema onde quem o utiliza procura respostas rápidas e a todo o momento processos são interrompidos pelo usuário.
O escalonador do SO utiliza alguns critérios de escalonamento, como: a taxa de utilização de CPU, que é a fração de tempo durante a qual ela está sendo ocupada; throughput que são números de processos terminados por unidade de tempo; turnaround que é o tempo transcorrido desde o momento em que o software entra e o instante em que termina sua execução; tempo de resposta: intervalo entre a chegada ao sistema e inicio de sua execução; tempo de espera: soma dos períodos em que o programa estava no seu estado pronto.
Como pode ser visto facilmente, alguns destes objetivos são contraditórios, pois dado que a quantidade de tempo disponível de processamento (tempo do processador) é finita, assim como os demais recursos computacionais, para que um proceso seja favorecido outro deve ser prejudicado. O maior problema existente no projeto de algoritmos de escalonamento está associado à natureza imprevisível dos processos, pois não é possível prevermos se um dado processo utilizará intensamente o processador, ou se precisará grandes quantidades de memória ou se necessitará numerosos acessos aos dispositivos e E/S.
O Windows XP utiliza um algoritmo de escalonamento preemptivo por prioridades, onde são definidos 32 níveis de prioridades divididos em 6 classes:
REALTIME_PRIORITY_CLASS (24);
HIGH_PRIORITY_CLASS (13);
ABOVE_NORMAL_PRIORITY_CLASS (10);
NORMAL_PRIORITY_CLASS (8);
BELOW_NORMAL_PRIORITY_CLASS (6);
IDLE_PRIORITY_CLASS (4).
...