PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA COM ÊNFASE EM ENG.CLÍNICA
Por: 028.389.934-45 • 2/9/2019 • Dissertação • 653 Palavras (3 Páginas) • 717 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA COM ÊNFASE EM ENG.CLÍNICA
Resenha Crítica de Caso
Nome do aluno (a): Antonio Henrique de Queiroz Mendes Junior
Trabalho da disciplina Governança Corporativa e
Excelência Empresarial.
Tutor: Prof. RICARDO BARBOSA DA SILVEIRA
Recife/PE
2019
ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA: COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA FALHOU
Referência: HK1097
Nome: ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA: COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA FALHOU
Título do caso: ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA: COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA FALHOU
Data: março/2015
Endereço: http://pos.estacio.webaula.com.br/ead/supportMaterialDetails/1102/support/1102
Em 1984, a forma abreviada "Toshiba" substituiu Tokio Shibaura Denki como nome oficial da empresa (em inglês, adotado "Toshiba Corporation" em 1983). O orçamento econômico no Japão durante a década de 1990 foi de Toshiba adotar o foco de "concentração e seleção" para lograr um crescimento. Esta consiste em concentrar os recursos em setores com potencial de crédito e novas empresas, como fomentar seletivamente criação de setores maduros ou recusar um processo de reforma e reestruturação. Toshiba centrou recursos em semicondutores e amplificadores negociação de PC.
Em 1999, a Toshiba introduziu o sistema Holding na empresa, criação de empresas. A autoridade de delegar essas empresas na casa dando maior autonomia e promover o toma de decisões mais rápidas.
A contabilidade identificou um problema com o novo método de contabilização de códigos de projeto de infraestrutura por avanço de obra. Em respostas usando a criação de uma Comissão Especial de Investigação em abril, e no curso de atividades, determinar qual era a necessidade de pesquisar mais sobre o fundo.
Foi delegado um Comitê Independente de Investigação de Perigo. Esta segunda investigação foi necessária para todos os novos acionistas e solicitar informações ou incomodar os inconvenientes causados por este tipo de problema, e se você tiver certeza de que vamos encontrar o que é possível para restaurar sua confiança.
Os problemas com práticas contábeis fraudulentas expuseram as fraquezas do modelo de governança corporativo da Toshiba, especialmente no que diz respeito à nomeação de membros externos do conselho. Dois dos quatro membros do conselho externo eram ex-diplomatas que tinham pouca experiência em gestão e práticas contábeis e uma má compreensão das finanças e do direito.Parecia que eles eram nomeados apenas para atingir números alvo, ao contrário de fornecer uma supervisão séria de gerenciamento. O sistema de governança corporativa muito aclamado da Toshiba foi posteriormente exposto como sendo nada mais do que ilusóri.
...