TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES

Por:   •  1/6/2018  •  Artigo  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES

Luan Queiroz de Lima (¹)

Universidade Salgado de Oliveira

Curso de Pós-Graduação em Patologia das Construções

RESUMO

As patologias das fundações são algo recorrente na construção civil, mesmo com os avanços tecnológicos existente nem sempre pode ser identificada durante a elaboração do projeto, muito devido à má qualidade de profissionais qualificados no setor. Observa-se que existe uma grande necessidade de dar uma maior atenção para esta etapa tão importante da construção civil, devido às graves consequências que podem acarretar com a má execução desta fase da obra        . Este trabalho visou identificar as principais causas destas patologias e com base em conhecimento adquiridos tentar evitar que ocorra em obras futuras, sendo assim reduzindo custo final da obra e dando maior segurança e confiabilidade.  

Palavras-chave: Patologia, fundação, solo.

1 INTRODUÇÃO

O uso de fundações é evidenciado desde dos primórdios da humanidade, pois como o homem é mais sensível que os animais a fatores climáticos necessitavam de ter um habitat.

Fundações são elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde elas se apoiam (AZEREDO, 1997). Sua integridade a longo prazo pode sofrer alterações, tais como propriamente dito o projeto, que envolve conhecimento do solo, má qualidade de profissionais e degradação de materiais.

O estudo das patologias permite o entendimento de fatores básicos na engenharia, como: durabilidade, estética, resistência. Para o profissional da área, é imprescindível o conhecimento sobre as manifestações patológicas, pois o quanto antes for diagnosticado e recuperadas menores será o custo para a recuperação. Este artigo tem como objetivo demonstrar, de forma simplificada, as principais falhas e as manifestações patológicas referentes às fundações em geral, além de analisar os danos causados nestas edificações, sendo estes, os mais comuns de ocorrer na construção civil.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Fundações

As fundações se classificam em diretas (superficiais ou rasas) ou indiretas (profundas) de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela se apoia.

Fundações superficial: De acordo com a NBR 6122 (ABNT, 2010) define-se como elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Fundações profundas: De acordo com a NBR 6122 (ABNT, 2010), fundação profunda define-se por elemento de fundação que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, e que está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3m, salvo justificativa.

Figura 4: Fissuras típicas causadas por recalque de pilar de canto.

[pic 1]

Fonte: BLOG PRA CONSTRUIR (2018).

2.1.1 Elementos base para elaboração de um projeto de fundações

São elementos necessários para elaborar um projeto de fundações: ter conhecimento da topografia da área a ser construída, dados geológicos e geotécnicos, dados estruturais e informações de construções de vizinhos.

2.1.2 Recalque das Fundações

Segundo Velloso & Lopes (2004), os efeitos dos recalques nas estruturas podem ser classificados em 3 grupos.

  • Danos estruturais – relacionados as estruturas (pilar, viga e laje).
  • Danos arquitetônicos – danos causados à estética (fissuras, trincas em paredes e etc.)
  • Danos funcionais - são os causados à utilização da estrutura com refluxo ou ruptura de esgotos e galerias, emperramento das portas e janelas, desgaste excessivo de elevadores (desaprumo da estrutura), etc.

[pic 2] [pic 3]

3 PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES

Segundo Milititsky, a causa mais frequente de problemas de fundações é a ausência ou incompleta investigação do subsolo. Em mais de 80% dos casos de mau desempenho de fundações de obras pequenas e médias, a ausência completa de investigação é o motivo da adoção de solução inadequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com