PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE EDIFICAÇÕES
Por: Vitor Santos • 13/4/2021 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
Página 1 de 2
PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE EDIFICAÇÕES
RESOLUÇÃO DA LISTA DE EXERCÍCIOS- N1
- RESPOSTA:
Por tratar-se de uma ponte de concreto armado, considera-se como uma possível justificativa a carbonatação. Trata-se da reação dióxido de carbono (CO2) presente no ar que penetra no concreto ao longo do tempo, reduzindo seu ph, destruindo a camada que envolve o metal e deixando este suscetível a corrosão. O ensaio com fenolftaleína é pouco destrutivo e simples, através deste indicador incolor consegue-se medir o ph na superfície do concreto, pois sua cor varia em contato com substâncias de ph entre 8 e 10, acima disto continua incolor.
- RESPOSTA: Sim, será necessário um reparo na estrutura, pois a corrosão pode provocar a perda de seção da armadura, deplacamento do concreto, comprometendo a durabilidade da estrutura. Deve-se remover o concreto afetado, limpar a superfície e reconstituir a secção original da armadura.
- RESPOSTA:
- RESPOSTA: Uma fachada passa por mudanças bruscas de temperatura e o material acaba passando por dilatações e retrações, caso a placa cerâmica não tenha sido escolhida levando em consideração o clima local, pode ter seus limites de resistência ultrapassados, causando trincas, fissuras e gretamento.
- RESPOSTA: Deve-se contratar profissionais especializados para a execução, bem como seguir os métodos corretos, conforme indicados pelas normas técnicas específicas, utilizar materiais de qualidade de acordo com a sua finalidade, seguindo as orientações do fabricante quanto ao manuseio.
- RESPOSTA: O concreto com aditivos pode ter uma série de propriedades aprimoradas, podendo influenciar as propriedades físicas e química do concreto, como a demanda por água. No caso da corrosão de armaduras por exemplo, pode-se utilizar um plastificante que diminua a relação a/c, a fim de obter um concreto menos permeável de maior resistência.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com