PLANEJAMENTO CONTROLE E PRODUÇÃO
Por: Denise Martins • 23/10/2022 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
Discutindo a Simulação de PCP I
1. Introdução
A empresa PVA TÊXTIL, é empresa de grande porte e possui uma demanda grande em linhas de fabricação têxtil, possuindo dois analistas atuando no Planejamento e Controle da Produção da mesma.
2. Quanto à previsão da demanda
Os fatores que foram identificados na produção dos produtos, indicou que o tecido da família Colméia teve um crescimento significativo ao longo 24 períodos, observamos que esse produto tinha melhores saídas que os demais e apresentava um menor custo de vendas perdidas.
Piquet, esse produto se manteve estável no decorrer da simulação, visto que não apresentava variações em relação ao mês anterior.
O produto Maxim apresentava um decréscimo em sua demanda, com isso identificamos que o produto se tornou um abacaxi, visto que sua produção demandava mais tempo e recursos, gerando mais gastos com a mesma lucratividade dos demais, e seu preço de vendas perdidas era muito grande.
Todos os produtos apresentam um ciclo cíclico, eram fabricados o ano inteiro.
3. Quanto ao plano de produção estratégico
A estratégias utilizadas pelas Engenheiras de Produção Denise e Pâmela, foram observar os relatórios dos meses anteriores, e com base nas informações decidimos prever a demanda a partir da porcentagem de acréscimo e decréscimo das saídas dos produtos de um mês para o outro. Umas das estratégias também utilizadas foi trabalhar com estoques de segurança, pois era vantajoso manter estoques a custo baixo do que obter vendas perdidas.
Com essa análise nas estratégia implementada obtivemos valores satisfatórios em todos os produtos, mesmo havendo resultados negativos em 3 períodos, e empresa se manteve em condição esperada.
4. Quanto ao plano de compras de matérias primas
A compra das matérias em primas, foi comprada em relação ao que o sistema pedia, mas para não correr de compras matérias prima de emergência, foi definido a compra de mais produtos para estoque de segurança. Essa decisão foi muito efetiva na empresa, pois supriu sua necessidade de insumos necessários.
5. Quanto à estratégia de montagem dos recursos de produção
Na tecelagem não era viável a terceirização pois os custos era muito alto, por isso houve a opção de compras de máquinas para suprir a necessidade de falta de produção em determinados períodos em compensação em outros meses não produzimos devido a grande quantidade do estoque anterior, para não haver a necessidade de mais compras de máquinas.
Nos demais setores foram utilizadas as mesmas estratégias do processo da tecelagem, foram analisadas valores em questão de terceirização e compras de máquinas, visando qual era a mais viável e econômica para a empresa.
6. Quanto aos resultados financeiros das estratégias escolhidas
Positiva.
7. Quanto às dificuldades encontradas no jogo
A principal dificuldade foi como identificar a demanda dos produtos, para isso tivemos que fazer uma análise minuciosa de como os produtos estavam reagindo nos períodos subsequentes.
...