PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO (PCM) COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DE CUSTOS NO SISTEMA DE COMBATE À INCÊNDIO
Por: Aldo Tostes • 16/5/2019 • Trabalho acadêmico • 920 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
UNIVERSIDADE IGUAÇU – CAMPUS V – ITAPERUNA, RJ
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FACeT
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Aldo Tostes de Almeida
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO (PCM) COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DE CUSTOS NO SISTEMA DE COMBATE À INCÊNDIO DE UM TERMINAL OFF-SHORE EXPORTADOR DE MINÉRIO DE FERRO COM ALTO GRAU DE EXPOSIÇÃO À CORROSÃO.
Matriz analítica apresentada ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Iguaçu - UNIG – campus V, sob a orientação do Professor Orientador Fernando Ferreira Grilo
Itaperuna, RJ
Abril/2019
UNIG – CAMPUS V – ITAPERUNA/RJ
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – FaCET
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MATRIZ ANÁLITICA PARA MONTAGEM DA MONOGRAFIA
Aluno: Aldo Tostes de Almeida
Orientador: Fernando Ferreira Grilo
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle de Manutenção
Tema: Redução de custos e aumento da vida útil de sistemas industriais através do planejamento e controle de manutenção.
TÍTULO (Provisório):
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO (PCM) COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DE CUSTOS NO SISTEMA DE COMBATE À INCÊNDIO DE UM TERMINAL OFF-SHORE EXPORTADOR DE MINÉRIO DE FERRO COM ALTO GRAU DE EXPOSIÇÃO À CORROSÃO.
PROBLEMA:
Crescente elevação dos custos de manutenção, baixa vida útil dos equipamentos e menor disponibilidade operacional de equipamentos industriais por falhas externas são apresentados como fatores de elevação de custos no sistema de combate à incêndio de um terminal off-shore exportador de minério de ferro com alto grau de exposição à corrosão.
Nesse sentido, levanta-se a questão problema que norteará o estudo: Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) é uma ferramenta de eficácia à redução de custos operacionais e produtivos em uma unidade industrial altamente exposta à corrosão?
HIPÓTESE(S):
O baixo uso da manutenção preditiva cria condições de degradação dos equipamentos, encurtando sua vida útil e criando baixa disponibilidade operacional.
JUSTIFICATIVA:
Os custos operacionais e os custos de disponibilidade de equipamentos são elementos importantes para que se consiga uma otimização máxima dos recursos produtivos em uma unidade industrial. Assim sendo, entende-se que a adoção de mecanismos que mitiguem tais fatores justifica a elaboração de diagnósticos e proposições de redução de custos relevando-se a importância da adoção das ferramentas do Planejamento e Controle de Manutenção (PCM).
OBJETIVO GERAL:
Analisar o uso da manutenção preditiva em sistemas industriais para redução de custos operacionais, aumento da disponibilidade e elevação de sua vida útil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Analisar comparativamente no escopo do estudo de caso as ferramentas de planejamento e controle de manutenção como instrumentos de mitigação de custos e maximização da vida útil e disponibilidade dos equipamentos no sistema de combate à incêndio de um terminal off-shore exportador de minério de ferro com alto grau de exposição à corrosão.
METODOLOGIA
Pesquisa de natureza qualiquantitativa, de Campo, de caráter descritivo-analítico, um “Estudo de Caso”.
PROPOSTA DE SUMÁRIO
- Introdução
- Conceitos de planejamento e controle de manutenção
- Planejamento como ferramenta de mitigação de custos
- Manuteção Preditiva e Manutenção Corretiva
- Estruturas dos custos operacionais na manutenção preditiva e corretiva
- Análise de Caso : O sistema de combate à incêndio off-shore de um terminal marítimo de exportação de minério de ferro.
- Macroambiente e corrosividade atmosférica aplicada
- Análise do perfil estruturas e equipamentos do sistema de combate à incêndio do terminal.
- Análise dos dados de custos operacionais, manutenção, disponibilidade operacional e vida útil dos equipamentos do terminal.
- Proposições de ferramentas para mitigação dos custos associados ao desgaste, corrosão e demais fatores críticos de manutenção no sistema do terminal.
- Conclusão
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. T. Manutenção Preditiva: Confiabilidade e Qualidade. 2000. Disponível em:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-5462: confiabilidade e mantenabilidade. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
CAMPOS JÚNIOR, E. E. Reestruturação da área de planejamento, programação e controle na Gerência de manutenção Portuária – CVRD. 2006. 74f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica). Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2006. Disponível em:
CAMPOS, V. F. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: INDG, 1992.
FERREIRA, L. L.. Implementação da Central de Ativos para melhor desempenho do setor de manutenção: um estudo de caso Votorantim Metais. 2009. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.
FILHO, R. A. Introdução à Manutenção Centrada na Confiabilidade – MCC. Programa de Atualização Técnica 2008 – Sistema FIRJAN - SESI/SENAI – Rio de Janeiro [On line]. Disponível em < http://manutencao.net/v2/uploads/article/file/Artigo24AGO2008.pdf> Acesso em 11 mar. 2019.
...