PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS
Por: Laize Reis • 8/10/2018 • Projeto de pesquisa • 5.416 Palavras (22 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS
Ótica Bela Vista
ADRIANO RIBEIRO DE OLIVEIRA
ARIANE PASSOS DOS SANTOS
CARLA DE JESUS FERREIRA
IGOR PEREIRA MOREIRA
KARINE DUTRA ANDRADE
LAIZE LOURENE REIS BISPO SILVA
MARIENE GONÇAVES DA CRUZ SOUZA CARVALHO
[pic 3]
FEIRA DE SANTANA
JUNHO-2018
ADRIANO RIBEIRO DE OLIVEIRA[pic 4]
ARIANE PASSOS DOS SANTOS
CARLA DE JESUS FERREIRA
IGOR PEREIRA MOREIRA
KARINE DUTRA ANDRADE
LAIZE LOURENE REIS BISPO SILVA
MARIENE GONÇAVES DA CRUZ SOUZA CARVALHO
PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS
Ótica Bela Vista
Plano de Gestão apresentado como requisito para aprovação a Disciplina de Gestão de Pessoas do curso de Engenharia de Produção, pela Faculdade Anísio Teixeira.
Profª Drª Aline Fonseca Gomes
FEIRA DE SANTANA
JUNHO-2018
SUMÁRIO[pic 5]
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO DO PLANO 5
2.1 DADOS DA EMPRESA PESQUISADA 5
2.1.1 Perfil e quantidade de funcionários por setor 6
2.1.2 Atividades de Avaliação de desempenho realizadas 10
2.1.3 Promoção e progressão existentes 10
2.2 REFERENCIAL TEÓRICO 10
2.2.1 Teorias 11
2.2.1.1 Teoria das Relações Humanas 11
2.2.1.2 Teoria Comportamental-Gestão de Pessoas 13
2.2.1.2.1 TEORIAS X E Y 13
2.2.2 Administração de RH 14
2.2.2.1 Atividades 14
2.2.3 Gestão de Pessoas 15
2.2.3.1 Atividades 15
2.3 PROMOÇÃO SUGERIDA 16
2.4 PROGRESSÃO NA CARREIRA SUGERIDA 18
2.5 GESTÃO POR COMPETÊNCIA E INDICADORES DE DESEMPENHO 19
2.6 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 22
2.7 FERRAMENTA DE CONTROLE PARA AVALIAÇÃO DO PLANO 23
REFERENCIAS 25
1 INTRODUÇÃO
O atual cenário em que vive-se não busca apenas profissionais que são capazes de agregar conhecimento as organizações, mas também há a necessidade de que as empresas estejam antenadas no sentido de que para um bom funcionamento é essencial um bom gerenciamento. Nesse contexto a Ótica Bela Vista, busca estratégias para o aperfeiçoamento de seus colaboradores, a mesma enxerga-os como recurso inestimável, prezando sempre pelo bem-estar.
Segundo Chiavenato (2014), as pessoas são o principal ativo da organização. De acordo com o autor há a necessidade de que as organizações tenham maior atenção com seus funcionários, pois acredita que as organizações consideradas bem-sucedidas já percebem que só podem crescer e manter continuidade no mercado se forem capazes de entender a importância dos funcionários.
Teixeira (2017, p, 64) acrescenta que gerir pessoas é como organizar um setor com base nas potencialidades e saber zelar constantemente para que estas sejam mantidas, tendo a percepção que essas são impulsionadoras para crescimento, tanto da empresa como do próprio homem.
Desta forma tem-se o Plano de Gestão de Pessoas, que aparece no intuito de possibilitar uma visão mais ampla, fazendo com que a organização faça uso das melhores estratégias para alcançar seus objetivos e estimulando o desenvolvimento de profissionais competentes, motivados e comprometidos com a efetividade do controle externo e com a melhoria da gestão, bem como criar e manter ambiente de trabalho que conduza à excelência no desempenho, à plena participação, ao crescimento profissional e à qualidade de vida. Contempla, também, o aperfeiçoamento das práticas referentes ao sistema de trabalho, assim como a garantia da legalidade dos atos relativos a pessoas.
Gestão de Pessoas pode ser vista como um conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos colaboradores e das organizações. Kops, Romero e Silva (2013, p, 60); Chiavenato (2014, p, 8) concordam que a GP é extremamente contingencial e situacional, afirmam que depende de aspectos como cultura organizacional, as características de mercado, o negócio da organização, a tecnologia utilizada e também dependem das características das pessoas que a constituem. Essa área envolve conceito de várias ciências sociais e humanas, cada uma contribuindo com aspectos que envolvem a plena gestão de pessoas. Todas essas características compõem um mix que faz com que cada organização seja única.
Inúmeras vantagens são propiciadas a organização com a implantação do Plano de Gestão de Pessoas. Assim, acredita-se que através desse plano é possível tornar-se mais competitivo no mercado de trabalho, pois o bom gerenciamento reflete em bons resultados. Possibilita que a organização entenda melhor suas necessidades, facilitando a contratação de pessoal mais adequada para cada cargo. Aumenta a produtividade e motivação, melhora o ambiente de trabalho, o local se torna mais agradável. Desenvolvimento e retenção de talentos, as pessoas trabalham em conjunto para o desenvolvimento da empresa, ou seja, a melhoria da performance retornará como benefício para a organização. E o alinhamento de objetivos, pois assim as metas organizacionais e individuais trilham o mesmo caminho, impulsionando as pessoas ao alcance do objetivo comum da organização.
...