PLANO DE TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Projeto de pesquisa: PLANO DE TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deborahh.2012 • 5/8/2013 • Projeto de pesquisa • 934 Palavras (4 Páginas) • 861 Visualizações
PLANO DE TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC-EM/CNPq
1. Identificação - Orientador
Nome:
Curso:
Previsão de conclusão do curso (ano/semestre):
Campus:
Link currículo lattes:
RG: CPF:
Tel: ( ) Cel: ( ) E-mail:
2. Identificação - Bolsista
BOLSISTA 01
Nome: Débora Fernandes Pereira
Curso: Licenciatura da Computação
Previsão de conclusão do curso (ano/semestre): 2/2015
Campus: Porto Nacional
Link currículo lattes:
RG:400.297 CPF:006.820.011-04
Tel: (63) 84751129 Cel: ( 63) 92239663 E-mail:deborahh.2012@hotmail.com
Caso não tenha bolsa contemplada, você aceita ser aluno de iniciação científica voluntário? (x) Sim ( ) Não
BOLSISTA 02
Nome:
Curso:
Previsão de conclusão do curso (ano/semestre):
Campus:
Link currículo lattes:
RG: CPF:
Tel: ( ) Cel: ( ) E-mail:
Caso não tenha bolsa contemplada, você aceita ser aluno de iniciação científica voluntário? ( ) Sim ( ) Não
BOLSISTA 03
Nome:
Curso:
Previsão de conclusão do curso (ano/semestre):
Campus:
Link currículo lattes:
RG: CPF:
Tel: ( ) Cel: ( ) E-mail:
Caso não tenha bolsa contemplada, você aceita ser aluno de iniciação científica voluntário? ( ) Sim ( ) Não
3. Dados do Projeto Cadastrado - conforme Regulamento para Cadastro de Projeto de Pesquisa (Resolução nº 12/2011/CONSELHO SUPERIOR/IFTO)
Projeto:
Coordenador:
Data de envio: Duração: ___/____/____ a ____/____/_____
4. Áreas de Conhecimento
A área de conhecimento segundo tabela do CNPq disponível em
http://www.cnpq.br/areas/tabconhecimento/index.htm
5. Resumo do Trabalho
Atualmente, os estudantes do ensino básico estão imersos em um ambiente em que a tecnologia é facilmente percebida. Considerando este cenário, decidiu-se analisar a viabilidade de ensino de Lógica de programação no ensino médio por meio de noções básica de Algoritmos, raciocínio lógico e programação, utilizando objetos de aprendizagem com o intuito de auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico de forma criativa e motivadora e em conjunto pretende – se incentivar alunos do ensino médio na participação, nas olimpíadas de informática.
6. Justificativa
A lógica é a arte de pensar corretamente e, visto que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio, a lógica estuda ou tem em vista a correção do raciocínio (FORBELONE, 1993 pg: 1). No ensino de programação, devemos buscar novas formas de ensino, através de ferramentas que auxiliem o aluno a encontrar seu estilo de raciocinar e solucionar problemas.
Outro ponto muito importante neste contexto e a na analise de artigos científico feito no intuito de ver o cenário do ensino da lógica da programação no ensino básico, tem aumentado nos últimos anos, no artigo Ensino-aprendizagem de Programação para Iniciantes: uma Revisão Sistemática da Literatura focada no SBIE e WIE Viviane Cristina Oliveira Aureliano, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco. Em que no “ Brasil, o debate sobre o ensino de programação possui um discurso semelhante ao apresentado pela literatura internacional. No entanto, nenhum panorama sobre o assunto foi publicado nos veículos científicos nacionais na área em que educação e informática são tratadas conjuntamente. Neste contexto, há uma nítida necessidade de se analisar a produção científica nacional sobre o processo de ensino-aprendizagem de programação para iniciantes”.
A conclusão da analise do resultado da Revisão foi “a discrepância entre a quantidade de artigos publicados nos contextos da educação superior e da educação nos níveis fundamental, médio e técnico mostrou claramente a carência de pesquisas que abordem o processo de ensino-aprendizagem de programação para iniciantes nos níveis médio e técnico, principalmente”
O que mostra a viabilidade de investigar os efeitos do ensino da lógica da programação no ensino básico .
7. Objetivos
O
...