PNEUMÁTICO E HIDRÁULICO
Por: diur • 9/3/2018 • Projeto de pesquisa • 855 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA MECATRÔNICA – N1CPB/1
DIEGO CASSEMIRO DO CARMO - 217212015
PNEUMÁTICA E HIDRÁULICA
portfólio nº1
Guarulhos
2017
DIEGO CASSEMIRO DO CARMO
PNEUMÁTICA E HIDRÁULICA
portfólio nº1
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Meatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina Pneumática e Hidráulica.
Prof. SEBASTIÃO GARCIA JUNIOR
Guarulhos
2017
[pic 2]
[pic 3]
SOMA DO RA: 2+1+7+2+1+2+0+1+5= 21
Resumo capitulo 1 e 2
(Automação pneumática)
Os automatismo são os meios, os instrumentos,máquinas, processos de trabalho, ferramentas ou recursos capazes de pontencializar, reduzir ou até mesmo eliminar a ação humana dentro de um determinado processo produtivo, objetivando com isso, e consequentemente melhoria de produtividade.
Assim entra em nossos processos a automação da pneumática onde ela é conceituada como a matéria que trata dos movimentos e fenômenos dos gases.
Onde comparada com a hidráulica, a pneumática é, sem dúvida, o elemento mais simples, de maior rendimento e de menos custo que pode ser ultilizado na solução de muitos problemas de automatização, fato devido a uma série de características próprias de seu fluido de utilização, que é o ar.
Sistemas pneumáticos são bastante comuns nas áreas industriais, devido sua simplicidade aliados à velocidade e a força aplicada. Como por exemplo: Acionamentos e controles industriais, transporte pneumático, ejetores de fluidos, processos como produção de peças de vidro ou plástico, jato de areia, pinturas, ferramentas (marteletes, perfuratrizes, parafusadeiras, lixadeiras etc.), acionamento de freios, operações submarinas, dentre outros.
A pneumática é composta por algumas características de vantagens e desvantagens que são, Vantagens: quantidade, transporte, armazenagem, temperatura, segurança, limpeza, construção, velocidade, regulagem e segurança contra sobrecarga.
Desvantagens: Preparação, compressibilidade, força, escape de ar e custo.
Devido as desvantagens ter dentre de seus parânmetros o custo, muitos devem se pensar que a pneumática é uma energia caríssima, contudo convém lembrar que, ao efetuar um cálculo de rentabilidade real, consideram-se além do custo da energia, os custos gerais acumulados, analisando então, desta forma podemos verificar-se que na maioria dos casos, o custo da energia empregada para desempenhar um dado trabalho é significamente menor quando comparado aos salários, custos de investimentos manutenibilidade.
Para melhor entender a compreensão da vantagens da ultilização da pneumática como meio de automação, são estudadas três propriedades físicas do ar que são: Expansibilidade onde como todos os gases não tem forma definida, oque lhe permite adquirir a forma do recipiente que o contém.
A Compressibilidade e isotermia, onde que pode ter visto que o ar expande-se ocupando totalmente o ambiente pelo qual circule, Assim, pode-se concluir que por meios mecânicos é possivel levá-lo a condição oposta, ou seja podemos comprimilo.
A Elasticidade é a propriedade que possibilita ao ar retornar a seu volume inicial, assim com essas três propriedades físicas do ar que conferem á pneumática o status de meio de automatização de custo baixo, limpo a altamente rentável. Assim contrariando um pouco a desvantagens que ela oferece.
A pneumática utiliza o ar como fonte de energia para o acionamneto de seus automatismos, esse ar necessita ser colocado em determinadas condições apropriadas para sua utilização, que são elas pressão adequada e qualidade da insenção de impurezas e umidade.
São dois os princípios conceptivos em que se fundamentam todas as espécies de compressores de uso industrial: Volumétrico e Dinâmico.
Os volumétricos ou deslocamento positivo tende a elevação de pressão é conseguida com a redução do volume ocupado pelo gás.
Já os compressores dinâmicos ou turbocompressores possuem dois órgãos principais: impelidor e difusor.
Os compressores de maior uso na indústria são os alternativos, de palhetas, de parafusos, de lóbulos, centrífugos e axiais.
Nas aplicações industriais, normalmente são previstos compressores com grandes reservatórios a fim de atender á grande demanda de automatismo em diversos pontos. Basicamente existem dois processos de compressão de ar utilizados em compressores: processo de redução de volume(compressores alternativos) e processo de aceleração de massa( fluxo)- compressores dinâmicos.
...