TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA

Por:   •  8/11/2016  •  Monografia  •  3.860 Palavras (16 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA – N2AUTA

SAULO MEIRA ROCHA – 243572014

PORTFÓLIO

TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

SAULO MEIRA ROCHA - 243572014

PORTFÓLIO

TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA

Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia Mecatrônica)  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Manutanção Industrial.

Prof. Roberto Augusto dos Reis

Guarulhos

2016

[pic 2]

Sintese dos capitulos 8 e 9 do livro :

NEPOMUCENO, Lauro Xavier. Técnicas de manutenção preditiva.

1. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2011.

MEDIÇÕES PERIÓDICAS VISANDO A MANUTENÇÃO PREDITIVA.

Medições periódicas e Procedimentos usuais

 Consiste na medição dos niveis globais de vibração, medições que são executadas dentro de determinados períodos de operação da máquina ou equipamento. Com esse procedimento, a manutenção fica sabendo qual é a evolução das vibrações, e que ações devem ser tomadas, visando sanar eventuais irregularidades. O período entre as medições depende da varios fatores, tais como regime de funciomanento de máquina, a sua carga se constante ou aleatória, tipo de equipamento, e mais uma serie de detalhes  que deve ser observado.

A manutenção preditiva deve possuir um  registro de dados, que deve visar um minimo de prejuizo à produção, durante a execução das eventuais providencias que se tornarem necessárias. Em geral, após a execução das eventuais providencias, as medições são executadas em períodos curtosl, para previnir-se contra alguma irregularidade. É comum o uso de fichas, cada uma referente a uma máquina. Nas medições os valores observados são anotados na ficha, isso permite o resposável pela manutenção observar se estão aumentando  ou não a velocidade. Dependendo do equipamento e da frequencia, é verificado o deslocamento,  velocidade e a aceleração. A diferenca entre  a sensitividade e a precisão da medida, nesse tipo de grandeza. Que devem ser marcadas de maneira adequada, o valor da grandeza ou o nivel em dB, referindo-se  ao zero pré-estabelecidos. As necessidades desse seviço, pode desenvolver fichas que atendam com alta eficiência, os diversos casos que possam apresentar no programa de manutenção preditiva pelas vibrações. O importante, é que as medições sejam realizadas para a máquina operando em condições normais, com o mesmo número de rotações por minuto, mesmo material, mesma tensão elétrica, etc.

 Instrumentos para a medição do nível global das vibrações.

 São instrumentos simples, constituidos pelo conjunto transdutor (sistema eletrônico) e amplificador (sistema de leitura). O instrumento de leitura com escala, indica indiretamente o valor da grandeza ou em decibéis. À medida que aumneta a frequência, torna-se mais dificil medir o deslocamento. Às altas frequências, são praticamente inconfiáveis de medir o deslocamento, sendo a medida de velocidade dificil de medir e a medida de aceleração ser mais fácil.

        Os Transdutores eletrodinâmicos são de baixa impedância, enquanto que os tansdutores piezoelétricos são de alta impedância. Estes transdutores são os mais eficiêntes e de uso generalizado, os mesmos fornecem um sinal elétrico de voltagem elevada e de corrente mínima, são dispositivo de alta impedância. O acelerômetro não fornece energia sulficiente para movimentar a agulha de um voltmetro comum, que exige uma corrente que o transdutor não fornece. Por isso, são utilizados circuitos eletrônicos que amplificam esse sinal, fornecendo uma tensão em baixa impedância, para acionar um  instrumento comum a mostrador. O sinal fornecido pelo acelerômetro, é diretamente proporcional à aceleração. Neste caso, há duas possibilidades: obter a capacitância total do circuito, visano obter a voltagem máxima na entrada do amplificador ou carregar o acelerômetro com uma capacitância.

 A primeira solução consiste no amplificador a voltagem e a segunda no amplificador a carga. No caso de ser a primeira opção, o acelerometro deve ser carregado a uma impedancia bem elevada, para que seja retida a sensitividade em função da frenquência. Nessas condições os amplificadores de voltagem apresentam uma impedância de entrada da ordem do acelerometro,  da ordem de 20.000 M Omh (MEGA OMH's). Por isso a frequência mais baixa de operação, esta na faixa de fração de Hertz,  permitindo que as leituras atingam a praticamente vibrações DC. Na segunda opção, amplificador de carga, fica eliminada a capacitância em paralelo no circuito de entrada, pouco ou nada influindo o comprimento dos cabos. Embora a sensitividade em carga de um acelerometro varie a temperatura, a variação é inferior àquela observada na sensitividade à voltagem e capacitância. Embora os amplificadores de carga apresentem grandes vantagens, devem ser observados alguns pontos:

                Há necessidade de uma amplificação apreciável, para que a operação do amplificador seja adequada, exigi um número maior de componentes,  isso significa custo mais elevado, além de menor confiabilidade quando o ambiente apresentar condições não favoraveis. A maioria dos amplificadores apresentam um tempo de elevação e um tempo de recuperação elevados, esses dados são importantes na medida de choque e pulsos rapidos.

A maior atração dos amplificadores de carga é a possibilidade de utilizar cabos bem maiores, entre o transdutor e o amplificador, o que uma grande vantagem.

Existe um comercio apreciavel de intrumentos portáteis e que são utilizados comumente para a medida do nível  global de vibração. Alguns deles permitem a leitura tanto do deslocamento quanto da velocidade e aceleração, outros indicam somente a aceleração, e alguns contém  saídas que permitem fazer a leitura de qualquer uma dessas grandezas em nível global. Existem inumeros outros instrumentos, o importante na aquisição de um conjunto para medir vibrações é que o conjunto instrumento-acelerômetro apresente as carcteristicas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (60.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com